Assembleia Legislativa debate soluções para estiagem que atinge semiárido do Piauí
A estiagem prolongada já comprometeu a produção agrícola e secou reservatóriosCom o agravamento da situação por causa do B R O BRO, a Assembleia Legislativa promoveu reunião na Comissão de Meio Ambiente para discutir estratégias de enfrentamento à seca. Uma proposição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Severo Eulálio.

O prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca, fez um resumo das dificuldades que o município enfrenta com o abastecimento de água, além dos prejuízos na lavoura e na criação de animais. “A produção de mel caiu bastante em nossa região. Se continuar assim, o extermínio das abelhas por causa da falta de água será ainda pior nos próximos anos”, analisou o gestor.
A vereadora do município de São Lourenço do Piauí, Amanda Barbosa, mostrou preocupação também com a qualidade da água que está chegando no interior do estado. “Às vezes a água sai da torneira bem escura”, relatou.

O presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, informou que o sistema de fornecimento da região está passando por transformações, por isso a água em alguns momentos aparece escura nas torneiras.
Para amenizar a situação, o Secretário de Estado de Planejamento Washington Bonfim informou que a Águas do Piauí agora vai enviar carros pipas para prefeituras piauienses.
As prefeituras que precisam de apoio devem preencher um cadastro e enviar a solicitação de ajuda para a Águas do Piauí.
O deputado estadual Gil Carlos (PT), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, chamou atenção para a necessidade de um plano estruturado para enfrentar a estiagem no Piauí. “É preciso olhar também para o campo. O Piauí ainda tem o maior contingente populacional vivendo na zona rural, e precisamos garantir água para a agricultura, pecuária e para as comunidades dispersas”, afirmou.
De acordo com o deputado Warton Lacerda o carro-pipa ajuda, mas não resolve o problema em definitivo. “Precisamos de mais barragens, poços e adutoras. Só assim vamos livrar a população dos efeitos da estiagem”, disse.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Severo Eulálio, a reunião trouxe um diagnóstico mais preciso da realidade no interior no Piauí.

“Vamos buscar mais proximidade com o Governo Federal e com a bancada federal para que mais recursos cheguem e, assim, soluções definitivas sejam realizadas, como a construção da Adutora do Sertão e a transposição do rio São Francisco”, disse.