Coopercacau 1000 apresenta cultivo de cacau a pleno sol na 74ª Expoapi
Cooperativa apresenta técnica de produção adaptada ao Cerrado e CaatingaNo terceiro dia da 74ª Expoapi, maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, o Conecta Piauí acompanhou as inovações apresentadas no setor agrícola, com destaque para a cultura do cacau, que vem ganhando espaço no estado. A fruta, tradicional na produção do chocolate, está sendo implementada em diferentes regiões do Piauí, impulsionada por técnicas modernas e pelo potencial climático que favorece o cultivo.
Em visita ao estande da Coopercacau 1000, o presidente da cooperativa, Luiz Alberto, explicou como o novo modelo de produção vem transformando o cenário agrícola local. “A novidade que nós estamos trazendo para o povo piauiense é a possibilidade do Piauí ser um dos maiores produtores de cacau do país. O cacau irrigado a pleno sol é uma tecnologia disruptiva, desenvolvida para o Cerrado e para áreas de Caatinga, e o estado do Piauí permite cultivar cacau em qualquer região, de norte a sul, leste a oeste. Sai o mito de que ele só se desenvolve em floresta e entra a tecnologia e a agricultura 4.0”, afirmou.
Luiz Alberto destacou ainda que o processo de cultivo tem se tornado cada vez mais acessível, com acompanhamento completo realizado pela cooperativa, desde a análise de solo até a comercialização. Ele explicou que o produtor planta com garantia de comprador, com identificação geográfica e alta produtividade. Ao avaliar o mercado, o presidente reforçou o potencial lucrativo do cultivo. “Apostar hoje no cacau é uma excelente ideia. A commodity está em alta, chegando a mais de 6 mil dólares por tonelada. Quem planta cacau, mais do que plantar um sonho, colhe resultados”, concluiu.