Feira TRAN-PI estreia na Expoapi e destaca força do transporte no Piauí
Participação inédita reforça logística como pilar do desenvolvimento estadualA Feira TRAN-PI marcou presença pela primeira vez na 74º Expoapi, nesta quarta-feira (10/12), integrando-se ao maior evento da capital e reafirmando a força do setor de transporte no desenvolvimento econômico do estado. Muito além de uma mostra de produtos e serviços, a feira se consolida como uma vitrine de oportunidades, inovação e parcerias estratégicas, reunindo concessionárias, transportadoras, distribuidoras e profissionais que atuam na área. O segmento, que cresce e ganha destaque no Piauí, passa a ocupar um espaço definitivo dentro da programação anual do agronegócio.
O diretor comercial do Grupo Logtec e organizador da Feira TRAN-PI, Fábio Ferreira, destacou o caráter histórico da participação no evento.
“É a quarta edição, todas feitas com o setor privado. Para a Feira de Transporte, estar integrada à Expoapi é um marco histórico para o transporte na nossa região, no Piauí. Somos gratos pela oportunidade que o governo está nos dando de integrar essa feira ao maior evento da capital”, afirma.
Segundo ele, a chegada do setor à Expoapi impulsiona o reconhecimento da cadeia logística. “Esperamos que concessionárias, profissionais, casas de peças e distribuidoras sejam ainda mais valorizados. Aqui temos distribuidor de pneus, concessionárias, o Grupo GD Logtec, expositores de peças e implementos. Cada expositor preparou ações especiais para este momento da Feira Tran”, conclui.
Fábio também destacou o impacto esperado após a participação no evento. “Com certeza a abertura dada pelo governo, com o apoio do superintendente de Agricultura e Pecuária, Alisson Pêgo, e do deputado Fábio Xavier, muda a trajetória da feira. Ela toma uma dimensão grandiosa a partir dessa integração e desse primeiro ano dentro da Expoapi”, explica.
Ele lembrou ainda como nasceu o projeto: “A feira surgiu dentro da festa dos caminhoneiros, que era um momento de confraternização. Os patrocinadores pediram que fizéssemos uma feira dentro da festa. Começamos com poucos expositores, depois fomos para 28, 45 e 42. Agora chegamos à Expoapi em um curto prazo, com todo mundo se esforçando para fazer a engrenagem rodar”, finaliza.
O deputado estadual Fábio Xavier, secretário do Agronegócio, reforçou a relevância da feira dentro do evento. “A Feira TRAN-PI participar da Expoapi é um privilégio. Aqui temos o setor do grão, os pecuaristas, o pessoal do ovino, caprino e equino. Todo mundo precisa de transporte. Nada mais lógico do que termos aqui uma feira que oferece logística para empresários que precisam escoar sua produção”, afirma.
Ele destacou ainda a projeção econômica do evento. “Ano passado chegamos a quase R$ 300 milhões em negócios. Este ano, nossa expectativa é passar disso, chegar a meio bilhão. A participação do transporte agregou muito valor. Espero que todos façam bons negócios e aproveitem a festa”, conclui.
O superintendente do Ministério da Agricultura no Piauí, Alisson Pêgo, ressaltou o avanço que a TRAN-PI representa para o estado. “O Ministério da Agricultura está muito feliz em apoiar essa inovação, que é trazer a Feira de Transporte para congregar toda a estrutura que leva a economia ao ponto mais alto, desde o caminhoneiro até as montadoras”, explica.
Para ele, o setor vive um momento de expansão. “O Piauí está aumentando suas agroindústrias e precisa de uma estrutura melhor de transporte. A feira traz inovação, competitividade e organização ao setor, para que o transporte de grãos, que já evolui bastante, também se transforme no transporte de matérias-primas e produtos industrializados”, conclui.
Com programação até o dia 14, a Expoapi segue reunindo famílias, produtores, empreendedores e visitantes, consolidando-se como um dos maiores espaços de negócios, lazer e desenvolvimento do estado. A estreia da Feira TRAN-PI reforça a importância da logística no ciclo produtivo e antecipa novas perspectivas para o transporte piauiense nos próximos anos.