Investigação de mortes de animais no interior do Piauí termina em 60 dias
Estão sendo investigadas frações dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCELL 10O Ministério da Agricultura e Pecuária está investigando reações adversas em caprinos, ovinos e bovinos do interior ado Piauí após o uso de vacina contra clostridiose. A clostridiose é uma doença fatal causada por toxinas de bactérias do gênero Clostridium spp.
O animal doente apresenta sintomas como inchaço muscular, manqueira, incoordenação motora e, em casos graves, rigidez muscular, tremores, trismo, arqueamento do corpo com cabeça para trás e convulsões.

Estão sendo investigadas frações dos lotes 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCELL 10, da distribuidora que comercializou unidades da vacina.
“O Mapa e os órgãos estaduais de defesa sanitária estão atuando de forma coordenada e integrada para confirmar a causa dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”, disse o secretário da Das Fábio Abreu.
Até o momento, foram confirmados oficialmente os óbitos de 194 ovinos, 4 caprinos e 1 bovino. As ações de fiscalização seguem em andamento. A conclusão da investigação deve acontecer em 60 dias.
“Foi um problema localizado. A vacinação continua sendo considerada uma estratégia eficaz no combate à clostridiose. O consumo de produtos de origem caprina, ovina e bovina provenientes de animais saudáveis e inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial é seguro”, garantiu Idílio Moura, Gerente de Defesa Animal da Adapi.