Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

Leilão movimenta 74ª edição da Expoapi e destaca força da genética Nelore no Piauí

Evento reúne criadores, autoridades e negócios que fortalecem o agronegócio no estado
Redação

Criadores de várias regiões do estado e até mesmo de outros locais do país chegaram à 74ª Expoapi para acompanhar, nesta quarta-feira (10/12), o tradicional leilão, assistir à apresentação dos animais e participar das disputas que movimentam a economia e mantêm viva uma das maiores tradições do evento. Ao longo do dia, produtores exibiram animais selecionados durante todo o ano, reforçando o trabalho feito nas fazendas e ampliando parcerias dentro do setor pecuário.

O organizador do leilão, Emanuel Freire, contextualizou a importância da iniciativa dentro da feira, destacando o impacto econômico e técnico que o evento proporciona aos criadores.

“A Expoapi hoje é a maior exposição agropecuária do Nordeste e traz muito investimento e novas divisas para o Piauí. Aqui no Leilão Essência ofertamos o que há de melhor na genética Nelore, o trabalho desses criadores que estão aqui do Piauí, Ceará, Maranhão e de todo o país. Só este leilão deve movimentar cerca de R$ 3 milhões, fora tudo o que envolve as empresas ao redor”, afirma.

Ele explica que o evento também democratiza o acesso a animais de alta qualidade. “Trazemos o que temos de melhor para que novos criadores e investidores possam ampliar a genética e fortalecer a cadeia produtiva até a ponta, que é a produção de carne”, conclui.

O vereador Leônidas Júnior reforçou o papel histórico dos leilões na Expoapi e o impacto para a cadeia econômica do estado. “Já é uma tradição o ambiente de vendas da Expoapi, e nesta edição trazemos a essência do Nelore com fazendas parceiras que oferecem genética de nível nacional. Isso movimenta a economia, gera emprego, renda e impulsiona o agronegócio no Piauí”, diz.

Ele enfatiza ainda o efeito financeiro da feira: “Só em máquinas, a previsão é movimentar R$ 500 milhões. Além disso, produtores vêm para renovar insumos, adquirir fertilizantes, genética, consultoria e qualificação, consolidando a cadeia produtiva”, conclui.

Entre os criadores presentes, Fred Diamantino, da Fazenda Diamantino, destacou o nível dos animais levados ao evento. “Trouxemos o que temos de melhor de Uberaba para cá. Trouxemos animais de pista, de avaliação, o melhor da nossa cocheira, porque o Piauí merece”, afirma.

Ele aponta que os compradores buscam exemplares de alta performance: "O público procura o melhor da genética, animais prontos para competir ou agregar ao rebanho", finaliza.

O criador Antônio Filho, do Nelore Arrocha o Nó, também explicou o processo de preparação dos animais.
“Ao longo dos anos a gente identifica os animais com potencial e trabalha para chegar em dezembro com eles prontos para serem apresentados e expostos ao mercado,” explica.

Ele avalia que o leilão traz ganhos diretos para a cadeia produtiva. “É uma oportunidade de melhorar o rebanho, comprar animais de qualidade e produzir genética que vira carne, por isso o Brasil é o maior produtor de carne do mundo,” conclui.