Ministério da Agricultura investiga mortes de animais no Piauí
Em resposta à notificação a empresa solicitou o bloqueio da comercialização dos lotesJá são mais de 300 animais mortos entre caprinos, ovinos e suínos nas cidades de Curral Novo, Simões, São Francisco de Assis e Jatobá. O caso está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que baixou portaria suspendendo a comercialização de dois lotes da vacina EXCELL 10, que possivelmente teriam causado a morte dos rebanhos.
Os animais apresentaram inchaços e morreram em decorrência de infartos e problemas renais depois de terem recebido o imunizante, no final de julho.

As mortes já causaram prejuízos a cerca de 35 criadores de municípios piauienses. Além do Piauí, também foram registradas mortes de ovinos e caprinos em Sergipe, no Rio Grande do Norte e no Maranhão.
Ministério da Agricultura e Pecuária afirma que já fiscalizou o estabelecimento produtor das vacinas e que fará a colheita de amostras para análise oficial por laboratório federal de defesa agropecuária.
Em resposta à notificação a empresa solicitou o bloqueio da comercialização dos lotes 16 e 18 da vacina EXCELL 10.
Preocupada com a situação, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), realizou no município de Paulistana uma reunião técnica com produtores de 10 cidades do território do Vale do Itaim. O encontro teve como objetivo alinhar informações, prestar orientações e definir encaminhamentos relacionados a mortalidade de animais na região.