Ministro anuncia R$ 2,5 milhões para impulsionar produção de leite no Piauí
Anúncio foi feito durante o lançamento da Cooperativa dos Produtores de Leite do Estado do PiauíCom a presença de autoridades estaduais e locais foi lançado na manhã deste sábado (30/08), a Cooperativa dos Produtores de Leite do Estado do Piauí (Coopileite). O evento aconteceu na Fazenda Alto Bonito, Povoado Serra Verde, em Piracuruca. A criação da cooperativa representa um passo estratégico para fortalecer a pecuária leiteira do estado, ampliando a representatividade dos produtores, melhorando a competitividade e garantindo mais acesso a tecnologias e mercados.

Segundo Lourenço Machado, presidente da Coopileite, a cooperativa surgiu da necessidade de uma maior organização do setor, como um caminho para consolidar a bacia leiteira. “A Coopileite nasce para unir forças, valorizar o trabalho do produtor e abrir caminhos para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Piauí”, afirma. “A ideia é gerar impacto direto na vida do produtor com melhores estradas, acesso à energia, água e incentivos à irrigação, fortalecendo não apenas a produção, mas a qualidade de vida no campo”, acrescentou Lourenço Machado.

O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. O ministro destacou os trabalhos de incentivo aos agricultores e produtores de leite junto ao Governo Federal. Durante a cerimônia, Wellington Dias anunciou a liberação de dois milhões e meio apenas para a parte de qualificação da produção de leite no Piauí.
"O Ministério do Desenvolvimento Social se une ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, ao Governo do Estado, aos municípios, mas principalmente aos produtores, com a experiência dos produtores, e também ao setor empresarial. E que tal se organizarmos uma cooperativa que tenha 500, 1000, quem sabe mais sócios? Ela passa a ser uma média, uma grande empresa. É isso que significa. Hoje aqui estamos liberando dois milhões e meio apenas para a parte de qualificação, mas vamos trabalhar na integração. Do Agroamigo com o Banco do Nordeste, a garantia de um financiamento que chega a até 35 mil reais por produtor", anuncia o ministro.

Com uma visão de futuro voltada para o crescimento sustentável, a cooperativa projeta ações como projetos de irrigação em parceria com o DNOCS, em Parnaíba, a adoção de energia solar em poços tubulares para reduzir custos, além de iniciativas conjuntas com instituições como Embrapa, Senai, Senac e Sebrae.
A secretária da agricultura familiar, Rejane Tavares, destacou a importância da cooperativa para a fortificação do setor no estado, especialmente para o pequeno e médio produtor.
"Acho que era a instituição que faltava nesse segmento de produtores de leite para poder organizar melhor essa produção e organizar uma entrada no mercado. Então acho que é um momento muito importante para o estado do Piauí e muito importante também para os pequenos e médios agricultores que passam a ter agora um instrumento comercial que vai melhorar muito mais o seu processo de comercialização da produção. A secretaria já disponibiliza, fornece uma série de fomentos a produtores de modo geral, à base leiteira; os produtores de leite estão inclusos", destaca a secretária.

Dia de Campo
Durante o Dia de Campo, os participantes poderão acompanhar palestras técnicas sobre planejamento, prevenção, qualidade do leite e uso consciente de antibióticos, além de visitar estandes de parceiros e um campo demonstrativo de adubação. A programação encerra com sorteio de brindes e almoço de confraternização.