Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com o jornalista Heitor Carvalho. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Câmara Municipal de Teresina aprova moção de louvor a Alexandre de Moraes

Proposição foi do vereador Daniel Carvalho (MDB); confira como votaram os vereadores

Foi aprovada na manhã desta quarta-feira (10/12), a moção de louvor ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na Câmara Municipal de Teresina (CMT). A proposição foi do vereador Daniel Carvalho (MDB).

Ao Conecta Piauí, o parlamentar explicou que o reconhecimento a Moraes se dá pelo trabalho realizado para "defender" a democracia do Brasil. Nesse contexto, Daniel mencionou a tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023, em Brasília, no Distrito Federal.

"Eu acho que houve uma tentativa [de golpe] sim. Na hora que você inicia um processo eleitoral, colocando a própria polícia federal, rodoviária federal, para tentar barrar ônibus que vão aí em direção a outras cidades para fazer uma votação. Na hora que você mobiliza a sua base eleitoral na frente do Congresso para invadir o Supremo Tribunal Federal. Tudo isso é uma tentativa de mobilizar a população para, de certa forma, desestabilizar a nossa estrutura democrática. Então, o que eu acredito é que se existe realmente alguém que defendeu ali dentro do Supremo Tribunal a nossa estrutura democrática, foi o Alexandre de Moraes. Por isso, pelos trabalhos relevantes que ele fez na defesa da democracia, eu resolvi pedir essa moção de louvor", disse o vereador.

A moção de louvor não bem recebida por parte dos vereador da casa. No momento da votação, cinco parlamentares foram contra o reconhecimento: Teresinha Medeiros (MDB), Pedro Alcântara (PP), Petrus Evelyn (PP), Samantha Cavalca (PL) e Ana Fidelis (Republicanos). Já os vereadores Luís André (PL), Juca Alves (PRD) e Samuel Alencar (Republicanos) se absteram do voto

Título de Cidadania Teresinense

Em sessão plenária, o emedebista afirmou ainda que vai solicitar à CMT o Título de Cidadania Teresinense ao ministro do STF. "Não na próxima sessão [votação em plenário do Título de Cidadania Teresinense] porque já estamos encerrando o ano legislativo e aí terminaria que não conseguiríamos votar esse ano, teria que ficar para o ano que vem. Então, acredito que no ano que vem estaremos solicitando esse título para dar esse reconhecimento do nosso município a quem trabalha pelo nosso país", concluiu o vereador.