Concurso para polícia, armamento e viaturas: Piauí intensifica combate às facções
Subsecretário de Segurança Pública, Jetan Pinheiro, detalhou as ações ao Conecta AgoraO subsecretário de Segurança Pública Jetan Pinheiro destacou, em entrevista ao Conecta Agora, nesta sexta-feira (20/02), as ações do Governo do Piauí para combater as facções criminosas. Saturar as regiões dominadas pelos grupos criminosos com mais policiais foi uma maneira encontrada para contornar esta problemática no litoral do Piauí, disse o delegado.
Dessa forma, entre as ações determinadas para este ano, Jetan mencionou o concurso para a Polícia Civil do Piauí, que contará com um reforço de 1 mil agentes. Além disso, serão adquiridas novas viaturas e mais armamento para desarticular essas organizações criminosas.
"Quando a gente assumiu, Luiz Correia, Ilha Grande, Parnaíba, estava lá uma facção comando vermelho, preponderante lá na região, que a polícia não entrava em algumas regiões, e o que nós fizemos? Saturamos lá com muito policiamento. Então, para esse ano, nós já temos um concurso agora da polícia civil que está se resolvendo, mais delegados, oficiais, investigadores, perícia para o interior, mais viaturas que a gente está adquirindo, mais armamento que está chegando, estão chegando glocks e fuzis. Então, nós não vamos parar. Então, facção aqui, seja PCC, comando vermelho, B-40, bonde do maluco, GDE, eles não estão tendo espaço aqui. Ano passado, foram quase 5 mil prisões. A população carcerária passou de pouco mais de 5 mil para 9 mil, então foram 4 mil prisões a mais", explicou Jetan ao Conecta Piauí.
Piauí recebe 50 fuzis e equipamentos
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Segurança Pública, realizou nesta sexta-feira (20/02) a entrega de 50 fuzis e novos equipamentos de informática destinados ao fortalecimento das forças de segurança estaduais. Os armamentos e tecnologias foram doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e serão utilizados pela Polícia Militar do Piauí e pela Polícia Civil do Piauí, com foco no combate qualificado ao crime organizado.
Entre os equipamentos entregues estão desktops, notebooks de alto desempenho, monitores e unidades de armazenamento de dados, totalizando 35 itens tecnológicos que irão ampliar a capacidade operacional e analítica das equipes. Na área operacional, os 50 fuzis IMBEL M964 FAL calibre 7,62 mm serão destinados a ações estratégicas de enfrentamento à criminalidade violenta e ao fortalecimento das áreas de inteligência.