Novo secretário Nacional de Segurança, Chico Lucas tem biografia renomada; veja!
Ele esteve à frente de instituições de destaque no Piauí e encabeçou operações de respaldo nacionalFrancisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e coleciona passagens por instituições de importantes do estado. O novo gestor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) já esteve à frente da presidência da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado (APPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), triênio 2016/2018.
Desde de 2009, Chico Lucas é procurador do Estado do Piauí e reforça os quadros da Advocacia Pública estadual. Entre 2019 e 2022, o secretário atuou como diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí.
Em janeiro de 2023, Chico Lucas aceitou uma nova missão na carreira e assumiu a Secretária de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Com respaldo nacional, a gestão de Chico Lucas encabeçou projetos importantes no combate à criminalidade no Piauí.
Entre os destaques, a operação Interditados que faz parte de um amplo projeto de recuperação de celulares desenvolvido no Piauí e foi adotado como política pública em vários outros estados da federação. Na garantia da segurança nas vias públicas, a operação Rolezinho foi lançada para monitorar e coibir a prática do "grau", manobras perigosas realizadas em motocicletas.
Outras ações policiais como as operações Jogo Sujo, que mirou influenciadores digitais que usavam das redes sociais para divulgar o jogo do "tigrinho", a Ouro Sujo, para desarticular organizações criminosas especializadas no furto e roubo de joias, após queda no roubo de celulares, também ajudaram a fortalecer o nome de Chico Lucas e a segurança do Piauí.
Pacto pela Ordem
Ainda na gestão de Chico Lucas, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí apresentou o Pacto Pela Ordem: programa que visa ampliar e consolidar os resultados da segurança utilizando dados de inteligência e gestão integrada para otimizar recursos, fortalecer a atuação das forças de segurança. Segundo a SPP-PI, o objetivo é promover uma sensação concreta de proteção para a população piauiense.
"Chico Blitz"
Quando assumiu a SSP-PI em 2023, Chico Lucas rapidamente ganhou o apelido de "Chico Blitz". Como o próprio nome sugere, o codinome faz referência a intensificação das fiscalizações no trânsito. Para 2026, a Secretaria voltou a focar em ações para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.
Além das blitzen, as forças de Segurança encabeçaram a operação Porteira Fechada para retirar das rodovias federais e estaduais animadas criados soltos que acabavam causando acidentes no Piauí. Criadores são notificados e equipes preparadas os conscientizam sobre os riscos da criação.
Nomeação de Chico Lucas à Secretaria Nacional
A nomeação de Chico Lucas como o novo chefe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, já era aguardada nos bastidores da política. O novo ministro da pasta, Wellington César, já teria dado aval para a nomeação quando assumiu a pasta.
A mudança ocorre em meio à reestruturação do Ministério da Justiça após o encerramento da gestão de Ricardo Lewandowski.
Saiba mais: