Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com o jornalista Heitor Carvalho. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

PMT analisa projeto que prevê pagamento de conta de água e energia antes de corte

Em conversa com a coluna, Leondidas Junior explicou alterações aplicadas no texto inicial do PL

Aprovado na Câmara Municipal de Teresina, o Projeto de Lei (PL) 216/2025, de autoria do vereador Leondidas Junior (PSB), agora é analisado pela Prefeitura de Teresina. O texto inicial previa que, antes do corte de energia ou águas, o cliente teria a chance de pagar a fatura em aberto na hora, com cartão ou transferência via Pix, evitando a espera de 48 horas para a volta do serviço.

Em conversa com a coluna nesta quarta-feira (05/11), Leondidas Junior explicou algumas alterações que devem ser realizadas no texto inicial do PL após reunião com o prefeito Sílvio Mendes e equipes da Águas de Teresina. Representantes da concessionária apontaram "dificuldades" em relação ao transporte da maquininha de cartão para realizar o pagamento no crédito ou débito.

Foto: Heitor Carvalho/Conecta PiauíVereador Leondidas Junior (PSB)
Vereador Leondidas Junior (PSB)

Com isso, explicou o vereador, foi acatado o pedido da empresa e vai ser acrescentado ao PL a possibilidade de que o consumidor use os canais oficiais, como o WhatsApp, da Águas de Teresina para debitar o pagamento.

"Ontem a gente teve uma reunião importante com o prefeito Silvio Mendes, juntamente com o pessoal da água de Teresina, acertando alguns ajustes. Eles colocaram algumas dificuldades em relação ao transporte de máquinas de cartão, a essa logística. A gente entendeu por bem que a substituição disso, a retirada disso do projeto, não afeta o projeto. O que eles se comprometeram é que o texto, é que a gente faça um texto que coloque que o consumidor use os canais que já são naturais da empresa, o WhatsApp, o atendimento por aplicativo. E eles garantiram que darão um tempo para que a pessoa pague isso. E caso mostre que está pago, eles não irão realizar o corte, de acordo com a situação da lei", disse Leondidas ao Conecta Piauí.

Além de evitar a espera de 48 horas para o retorno do fornecimento de água e/ou energia, o projeto de Lei também coloca fim à taxa "abusiva" de religação, informou o vereador.

Comente