Relatório final da 'CPI do Lixo' deve ser lido nesta quarta-feira na CMT
Comissão cobra de Sílvio Mendes licitação definitiva voltada para os serviços de coleta de lixoO relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Limpeza Urbana de Teresina deve ser lido e apresentado à Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta quarta-feira (26). A informação foi confirmada ao Conecta Piauí pelo presidente da Comissão, o vereador Fernando Lima (PDT).
Em conversa com esta coluna, o presidente destacou que, desde a instauração da chamada CPI do Lixo, os vereadores cobram do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, uma licitação definitiva voltada para os serviços de coleta de lixo.
"A coisa que a gente vem cobrando desde o início da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito é uma licitação realmente definitiva para a coleta de lixo na cidade de Teresina. Isso com certeza nós vamos continuar cobrando. Eu não tive acesso ainda ao relatório, mas é um ponto que a gente não pode correr, um ponto que a gente não pode abrir mão", explicou o parlamentar.
Por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), disse Fernando, a licitação definitiva deveria ter sido lançada em 30 de setembro mas o edital está sendo alterado para atender aos requisítos do órgão. A CPI do Lixo tem mantido diálogo aberto com o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Dr. Vicente Moreira, para garantir o lançamento do edital e, posteriormente, iniciar o processo de licitação.
"A gente espera que ainda este ano haja essa publicação desse edital para que ano que vem já comece esse processo de licitação. A gente sabe que é um processo demorado, que não vai ser do dia para a noite, para ter realmente um contrato definitivo de coleta de lixo na cidade de Teresina", concluiu o vereador.
Instalada a partir do Requerimento nº 891/2025, a CPI do Lixo tem como finalidade apurar possíveis irregularidades nos procedimentos de contratação emergencial para execução dos serviços de limpeza urbana na capital. Durante o processo de apuração, os vereadores ouviram gestores, técnicos e representantes de empresas contratadas e receberam documentos e informações enviadas por secretarias municipais e órgãos de controle.
Saiba Mais