Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com o jornalista Heitor Carvalho. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Secretária Rejane Tavares recebe título de cidadania piauiense na Alepi

Rejane chegou ao Piauí em 2003 e, desde então, desempenhou funções estratégicas na gestão pública
Redação

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizará nesta segunda-feira (24) a solenidade de entrega do título de cidadania piauiense à Secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares. A homenagem, proposta pela deputada Elisângela Moura, reconhece a contribuição da gestora para o desenvolvimento do estado ao longo de mais de duas décadas de atuação.

A cerimônia acontecerá no plenário da Alepi, que fica localizada no bairro Cabral, na zona Norte de Teresina, a partir das 10h, e será aberta ao público. A expectativa é reunir autoridades, representantes de movimentos sociais, agricultores familiares e servidores que acompanharam a trajetória da homenageada no Piauí.

Natural do Recife (PE), Rejane Tavares é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Administração e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e especialização em Planejamento Estratégico e Participativo pelo PNUD e GIZ. Atuou em organizações internacionais como PNUD, IICA, OEA e GIZ, além de ter gerenciado o Programa de Parcerias com o Setor Empresarial da cooperação Brasil-Alemanha.

Rejane chegou ao Piauí em 2003 e, desde então, desempenhou funções estratégicas na gestão pública. Em 2005, coordenou a elaboração do Planap (Plano de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba) e participou do desenvolvimento da Lei de Planejamento Participativo. Também coordenou estudos sobre o perfil das quebradeiras de coco babaçu no Território dos Cocais e outros diagnósticos que subsidiaram políticas públicas no estado.

Na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Rejane atuou como superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial, liderando a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e a reformulação das metodologias de planejamento, monitoramento e avaliação governamental. Em 2020, assumiu a titularidade da pasta, onde permaneceu até dezembro de 2022.

Desde janeiro de 2023, ela comanda a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), ampliando programas e políticas voltadas ao fortalecimento da produção rural, dentre os quais se destaca programas com o Juventude Rural Transformadora, voltado para a formação de jovens para a permanência no campo, e o Programa de Fortalecimento de Cooperativa da Agricultura Familiar (Redecoopi) . Em abril de 2023, foi eleita vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, reforçando sua atuação em âmbito regional.