TCE-PI reúne gestores para discutir investimentos e equilíbrio fiscal
Encontro aconteceu no auditório da instituição, em Teresina, e contou com a presença de Victor HugoO Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), mais uma rodada do acompanhamento das políticas públicas em tempo real, reunindo autoridades para discutir investimentos, parcerias estratégicas e o equilíbrio das contas estaduais. O encontro aconteceu no auditório da instituição, em Teresina, e contou com a presença do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, do secretário de Educação, Washington Bandeira, e do secretário da Fazenda, Emílio Júnior.
Durante as apresentações, os gestores detalharam ações já executadas e resultados alcançados em áreas estratégicas como agronegócio, mineração, energias renováveis, inovação, turismo e logística. O presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, destacou que a iniciativa de acompanhar de perto a execução das políticas públicas tem gerado resultados expressivos para o Estado.

Além do balanço sobre investimentos, o conselheiro Kennedy Barros comentou sobre falhas identificadas em licitações de limpeza urbana em Teresina. Ele ressaltou que o papel do tribunal é comunicar as irregularidades aos gestores, possibilitando a correção dos atos.
"O tribunal faz o achado, comunica aos gestores e busca a correção dos atos. Claro que também entendemos que se trata de um serviço essencial, então é preciso elucidar o caso para diferenciar o que realmente é problema e o que precisa ser corrigido", afirmou.

Na pauta econômica, o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, explicou as medidas adotadas para garantir o equilíbrio financeiro do Estado na reta final de 2025. Ele destacou que, apesar de ajustes em investimentos e custeio, o governo assegura prioridade absoluta no pagamento dos servidores.
"Esse é o momento em que fazemos uma pausa para estudar o comportamento da receita e das despesas, garantindo o cumprimento das obrigações. O pagamento do 13º salário está entre as prioridades do governador, sem nenhum transtorno para os servidores", afirmou.