Vereador propõe distribuição de protetor solar a pacientes com lúpus em Teresina
Medida visa combater os efeitos da fotossensibilidade causada pela doença autoimune Lúpus EritematosFoi protocolado na Câmara Municipal de Teresina, na última quinta-feira (22), um projeto de lei que propõe a distribuição gratuita de protetor solar para pessoas diagnosticadas com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), em Teresina. O projeto é de autoria do vereador James Guerra (Avante).

O projeto pretende disponibilizar o protetor solar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, e que as pessoas acometidas pela doença possam fazer a retirada do produto sob a apresentação de um documento de identificação com foto; cartão do Sus; laudo médico emitido por um profissional habilitado, contando o CID correspondente ao diagnóstico de Lúpus.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O texto propõe que a Prefeitura Municipal de Teresina seja a responsável pela periodicidade e pelo quantitativo mensal a ser distribuído, além do tipo de protetor solar disponibilizado. A matéria vai seguir para as comissões técnicas da Câmara Municipal e deve chegar ao Plenário da Casa nas próximas sessões.
Importância
O Lúpus é uma doença autoimune que pode causar inflamações na pele e em outros órgãos. Uma das características mais comuns é a fotossensibilidade, ou seja, uma sensibilidade exagerada à luz solar. A exposição ao sol pode provocar manchas, vermelhidão, queimaduras na pele e até piorar os sintomas da doença. Por isso, é imprescindível o uso diário de protetor solar, mesmo em dias nublados ou em ambientes iluminados. Também é importante usar roupas com proteção UV, chapéus e evitar o sol nos horários mais fortes. Esses cuidados ajudam a proteger a pele e controlar o lúpus.