Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Alessandra Fonseca. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Bárbara do Firmino está praticamente confirmada no MDB; já tem ficha separada

A deputada tem acompanhado as filiações à sigla sempre bem caracterizada com as cores da legendae

A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) deve seguir o mesmo caminho da mãe, a ex-deputada Lucy Soares, e se filiar ao MDB. Durante a filiação de Lucy ao partido nesta quarta-feira (03/04), em evento no Diretório Regional da sigla, Bárbara disse que ainda está cedo para decidir sobre a mudança, mas o vice-governador do estado, Themístocles Filho (MDB) comentou que a ficha de filiação da deputada já está separada. 

Bárbara também tem acompanhado os eventos de filiação ao partido e sempre bem caracterizada com as cores da legenda, usando, inclusive, adesivos do MDB.

Foto: Naiane Feitosa / Conecta PiauíBárbara do Firmino
Bárbara do Firmino

“Ainda tá muito cedo pra gente decidir qual partido nós vamos nos filiar aí nas próximas eleições. Vamos deixar pra 2026 mesmo pra gente decidir quando tiver mais perto porque até lá é muito diálogo, a gente tem que conversar com muita gente, conversar com o presidente do partido estadual pra gente alinhar nossos projetos pessoais, alinhar os projetos do partido”, disse a parlamentar durante entrevista à imprensa no Diretório.

Ao ser questionada se acredita que sua possível filiação ao MDB possa ser feita antes da janela partidária em que os deputados poderão mudar de partido, Bárbara respondeu que só em 2026.

“Acredito que realmente vai ser feita na janela partidária em 2026. Estou muito segura disso, apesar de depender aí do partido Progressistas, qual o caminho ele vai traçar.

Relação com o senador Ciro Nogueira

Sobre sua relação com o presidente nacional do Progressistas, Bárbara disse que não teve conversas com o senador após sua decisão de mudar de sigla. Ela acredita que a legenda tomará alguma decisão voltada à chapa do pré-candidato a prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e pré-candidato a vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos).

“Até o momento nunca conversei depois da minha tomada de decisão, nunca conversei de novo com o senador Ciro, não tenho mais essa conexão, esse diálogo com ele, mas acredito que o partido tomará a melhor decisão pra ele. Porque querendo ou não, o partido Progressistas sempre mostrou muito unido, sempre se mostrou unido a favor ali da equipe do Jeová, sempre se mostrou unido defendendo essa bandeira Jeová e Silvio e eu fiquei descanteada no momento da decisão, então, eu acho que eles vão tomar essa decisão mais voltada pra campanha da Prefeitura de Teresina”, comentou.

Comente