PiauíJus

Defesa de Tatiana Medeiros reforça inocência e promete expor ilegalidade de provas

Advogado afirma que vereadora está “tranquila e segura” durante interrogatório

O primeiro dia de audiência criminal envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros transcorreu em “total normalidade”, segundo o advogado de defesa, Edson Vieira Araújo. Em entrevista ao Conecta Piauí , ele detalhou como está sendo conduzida a oitiva das testemunhas e reforçou a tese jurídica que a defesa vem sustentando desde o início: a de que as provas utilizadas contra a parlamentar seriam ilícitas.

De acordo com o advogado, a sessão desta segunda-feira (24/11) segue o rito tradicional. No momento, está em andamento o interrogatório do delegado responsável pelo caso. A acusação inicia as perguntas, seguida pela defesa. “São três promotores, vários advogados, cada um faz seus questionamentos. Imagina quanto vai se desenrolar, mas é normal”, afirmou.

Edson destacou que esta fase da audiência é considerada o “ato principal” da instrução processual, já que envolve a colheita oficial das provas. Ele explicou que, pela complexidade do processo, a etapa deve gerar um volume significativo de informações, que ainda será analisado pela defesa antes da definição das estratégias finais.

O advogado reafirmou que a tese central da defesa segue sendo a de que as provas apresentadas no processo foram colhidas de forma irregular. “Desde o começo nós sustentamos isso, inclusive nos habeas corpus. A captação foi feita sem autorização judicial e sem sequer a formalização de um instrumento investigativo”, disse.

Segundo ele, o tema ainda é objeto de divergência no Supremo Tribunal Federal. “A parte comandada pelo ministro Gilmar Mendes entende que tem que haver autorização judicial. Já o ministro Alexandre de Moraes entende que pode ser feita diretamente pela autoridade policial, mas desde que haja um inquérito instaurado”, explicou.

Edson Vieira afirmou que Tatiana Medeiros permanece calma e confiante. “Muito otimista, sempre estivemos, sabemos da inocência dela e realmente é um caso muito complexo que gera muita pressão, mas o dever e o trabalho da defesa é isso. Ela está excelente, está tranquila, está segura e muito abraçada, com uma fé muito grande que ela tem”, completou.

O caso segue em tramitação, com previsão de continuidade das oitivas ao longo da semana.

Leia também