PiauíJus

Juíza reforça validação de provas em audiência de Tatiana Medeiros e namorado

Dezenas de réus participam da sessão e várias testemunhas serão ouvidas ao longo dos próximos dias

A vereadora Tatiana Medeiros e o namorado Alandilson Passos , apontado pela polícia como integrante de facção criminosa, chegaram na manhã desta segunda-feira (24/11) ao Fórum Eleitoral de Teresina para a audiência de instrução e julgamento . A sessão acontece no bairro Ilhotas, zona Sul da capital, e marca uma nova etapa do processo que apura possíveis crimes eleitorais envolvendo a parlamentar .

Alandilson foi conduzido algemado, usando o uniforme do sistema prisional e mantendo a cabeça baixa durante todo o trajeto até a sala de audiência . Tatiana, por sua vez, entrou em silêncio, usando óculos escuros e acompanhada pelos advogados de defesa . No ambiente é de intensa vigilância, dezenas de réus participam da sessão, que deve ouvir ao menos 100 testemunhas ao longo dos próximos dias .

A juíza Júnia Maria Feitosa explicou que a oitiva é fundamental para confirmação das provas trazidas pelo Ministério Público.

“Houve uma denúncia formulada pelo Ministério Público, ele trouxe provas, trouxe testemunhas, então hoje se vai colher essas provas, porque todas as provas que são produzidas na fase inquisitorial, na fase de inquérito, elas precisam ser confirmadas em juízo, sobre o crivo do contraditório e a ampla defesa. Nós vamos iniciar apurando as provas da denúncia que o Ministério Público apresentou”, destacou.

Para garantir o andamento das audiências, um plano especial de segurança foi montado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em parceria com a Polícia Militar. Segundo o comandante do Batalhão RONE, coronel Audivan Nunes, o reforço policial é contínuo.

“Foi feito um plano integrado entre o TRE e a Polícia Militar para que essas audiências aconteçam na mais perfeita ordem. A Polícia Militar está empregando todos os dias aqui 30 policiais das suas forças especializadas, tanto na escolta de um indivíduo que está preso e que vai participar todos os dias da audiência , como também a manutenção da ordem, da tranquilidade, o controle do trânsito nas imediações”, explicou.

Tatiana e Alandilson permanecem presos desde que a Justiça do Piauí decidiu manter as detenções em audiência realizada em 22 de outubro . A decisão foi tomada pelo colegiado formado pelos juízes Júnia Maria Feitosa, José Eduardo Couto de Oliveira e Raniere Santos Sucupira.

No dia seguinte, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu a ilegalidade de uma das provas utilizadas na prisão de Alandilson Cardoso . O entendimento foi motivado após reclamação apresentada pelo Ministério Público do Piauí contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

A vereadora, detida desde 3 de abril, é suspeita de participação em esquema de crimes eleitorais e possível ligação com facção criminosa . Sua trajetória política já vinha sendo marcada por polêmicas antes mesmo da posse na Câmara de Teresina, especialmente após denúncias de que sua campanha de 2024 teria recebido apoio financeiro de uma organização criminosa.

Leia também