Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

PiauíJus

PiauíJus é um observatório da justiça no Piauí, com notícias, decisões e análises do Judiciário. Nosso objetivo é aproximar a sociedade das instituições e mostrar os impactos do direito no dia a dia.

APIDEP promove debate sobre justiça climática e direitos fundamentais no Piauí

Defensores públicos apontam desafios no acesso à água e preservação ambiental
PiauíJus

A justiça climática se apresenta hoje como um dos temas principais na promoção de direitos fundamentais e na preservação ambiental, especialmente no Estado do Piauí, onde a caatinga e o cerrado sofrem agressões intensas do agronegócio. Discussões sobre sustentabilidade, impactos climáticos e acesso à água são fundamentais para garantir uma cidadania sustentável e a proteção das populações mais vulneráveis.

Foto: ReproduçãoAPIDEP promove debate sobre justiça climática e direitos fundamentais no Piauí
APIDEP promove debate sobre justiça climática e direitos fundamentais no Piauí

Diante dessa necessidade de pautas coletivas e do alinhamento de caminhos a serem seguidos, a Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) reforça seu compromisso com a defesa dos direitos da classe e com causas que dialogam diretamente com esses desafios. Para a associação, a atuação dos defensores públicos envolve também a promoção de políticas públicas e a articulação social que asseguram proteção ambiental e justiça social.

A associação realizou recentemente o evento “Entre Rios e Direitos: Caminhos da Justiça Climática”, em parceria com a Defensoria Pública do Piauí e a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, que reuniu autoridades e especialistas para discutir estratégias de atuação em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. Essa iniciativa integra a ação nacional promovida pela ANADEP, reforçando a articulação da Defensoria Pública em todo o país na promoção da justiça climática.

Foto: ReproduçãoAPIDEP promove debate sobre justiça climática e direitos fundamentais no Piauí
APIDEP promove debate sobre justiça climática e direitos fundamentais no Piauí

O presidente da APIDEP, Dárcio Rufino de Holanda, ressalta a importância da temática: “Discutir justiça ambiental é abrir um campo enorme de atuação para a Defensoria Pública, especialmente em um estado como o nosso, onde a caatinga e o cerrado sofrem agressões violentas do agronegócio.”

Com iniciativas como esta, a APIDEP reafirma seu papel de integração entre atuação jurídica, políticas públicas e causas ambientais, fortalecendo o diálogo e a construção de caminhos coletivos para a proteção do meio ambiente e a garantia dos direitos fundamentais no Piauí.

Comente