Acusado de matar ex com 19 facadas em Teresina vai passar por novo julgamento
O crime aconteceu em janeiro de 2022, em via pública; a condenação do homem havia sido anuladaApós a anulação da sentença, Ezequiel Rodrigues de Araújo, acusado de matar a ex-companheira Valdirene Torquato da Silva com 19 golpes de faca, vai passar por um novo julgamento no dia 6 de março. O crime aconteceu em janeiro de 2022, no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina, quando Valdirene estava a caminho do trabalho.

Ezequiel já havia sido condenado a 26 anos e 8 meses de prisão, mas a sentença foi anulada em novembro de 2023 por decisão do desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
A defesa de Ezequiel apresentou um recurso alegando que houve erros durante o julgamento. Segundo eles, o direito ao silêncio seletivo do réu foi desrespeitado durante o interrogatório. Isso significa que Ezequiel tinha direito de responder apenas às perguntas da defesa e dos jurados, mas foi impedido de exercer esse direito.
O desembargador também destacou que houve falha no cumprimento do princípio de incomunicabilidade dos jurados, ou seja, os jurados não deveriam ser influenciados por informações externas ao julgamento. Por isso, decidiu anular o interrogatório, o que invalidou a sentença anterior, determinando que o réu passe por um novo julgamento.
Relembre o caso
Valdirene, de 42 anos, foi morta brutalmente enquanto seguia para o trabalho. O crime foi flagrado em vídeo, que mostram Ezequiel com uma faca na mão, fugindo do local após o ataque. Testemunhas relataram que ele chegou a ser confrontado por pessoas no local, que tentaram detê-lo jogando pedras.

Valdirene e Ezequiel mantiveram um relacionamento de 10 anos e estavam separados há cinco. No entanto, ele não aceitava o fim do relacionamento e fazia constantes ameaças contra ela.
Ezequiel continua preso na Cadeia Pública Antônio José de Sousa Filho, no município de Altos, a cerca de 40 km de Teresina.