Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Adolescente é alvo de operação que investiga pedofilia e neonazismo em Oeiras

Polícia apura atuação em grupos que promoviam crimes contra menores na internet
Plantão Policial

Um adolescente de 17 anos foi alvo de uma operação policial realizada nesta terça-feira (27/05) em Oeiras, no Sul do Piauí, e em outros dez estados brasileiros. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que utilizava aplicativos de mensagens para praticar crimes cibernéticos, especialmente contra menores de idade.

Foto: ReproduçãoAdolescente é alvo de operação que investiga pedofilia e neonazismo em Oeiras
Adolescente é alvo de operação que investiga pedofilia e neonazismo em Oeiras

De acordo com a Polícia Civil, o jovem é suspeito de integrar grupos que compartilhavam conteúdos relacionados ao neonazismo, pedofilia e incentivo à automutilação. “Fizemos a apreensão do celular dele e lavramos o boletim de ocorrência circunstanciado”, informou Yan Brayner, gerente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

A operação, denominada Mão de Ferro 2, é fruto de uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Mato Grosso, com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As investigações apontam que os grupos atuavam em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord, onde disseminavam conteúdos de violência extrema, apologia ao nazismo, pornografia infantil e estimulavam comportamentos autodestrutivos.

Após prestar depoimento na presença do pai, o adolescente foi liberado, mas as investigações continuam.

Comente