Adolescente é alvo de operação que investiga pedofilia e neonazismo em Oeiras
Polícia apura atuação em grupos que promoviam crimes contra menores na internetUm adolescente de 17 anos foi alvo de uma operação policial realizada nesta terça-feira (27/05) em Oeiras, no Sul do Piauí, e em outros dez estados brasileiros. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que utilizava aplicativos de mensagens para praticar crimes cibernéticos, especialmente contra menores de idade.

De acordo com a Polícia Civil, o jovem é suspeito de integrar grupos que compartilhavam conteúdos relacionados ao neonazismo, pedofilia e incentivo à automutilação. “Fizemos a apreensão do celular dele e lavramos o boletim de ocorrência circunstanciado”, informou Yan Brayner, gerente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
A operação, denominada Mão de Ferro 2, é fruto de uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Mato Grosso, com apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As investigações apontam que os grupos atuavam em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord, onde disseminavam conteúdos de violência extrema, apologia ao nazismo, pornografia infantil e estimulavam comportamentos autodestrutivos.
Após prestar depoimento na presença do pai, o adolescente foi liberado, mas as investigações continuam.