Plantão Policial

Colombianos são presos em operação que combate o tráfico no Piauí e Maranhão

Ação do GAECO desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro entre Piauí e Maranhão

Dois cidadãos colombianos estão entre os 15 alvos da segunda fase da Operação Cela 03, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público. Eles foram localizados nas zonas Norte e Sul de Teresina, durante uma ação que mirou um esquema criminoso interestadual de tráfico de drogas entre o Piauí e o Maranhão.

Foto: Reprodução
Colombianos são presos em operação que combate o tráfico no Piauí e Maranhão

De acordo com o promotor de Justiça Fernando Berniz, do MP do Maranhão, esta fase teve como foco o braço financeiro do Bonde dos 40, facção com forte atuação na região.

“Parte desses alvos trabalhava com agiotagem. A lavagem de capitais perpassa pelo trabalho de agiotas, muitos vindos de outros países, legalmente no Brasil, mas atuando em prol dessa organização criminosa. É um esquema ilícito, disfarçado de empréstimos de dinheiro”, explicou o promotor.

As ordens judiciais, expedidas pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís (MA), resultaram em 15 mandados de prisão preventiva e vários de busca e apreensão. No total, nove pessoas foram presas, incluindo os dois colombianos, e seis já estavam detidas no sistema penitenciário.

Segundo o delegado Ricardo Herlon, o trabalho de enfrentamento ao crime organizado é constante.

“É um trabalho contínuo, permanente. A droga vem de fora, e já conhecemos a rota do tráfico, como ela chega e como é distribuída. Acompanhamos isso desde a Operação Mormaço, deflagrada em 2021”, ressaltou o delegado.

Leia também