Foragido por estupro cometido no Piauí é preso após renovar a CNH em São Paulo
Sistema de videomonitoramento auxiliou na captura do criminoso
Um homem, identificado como Airton Silva de Araújo, condenado a 10 anos e oito meses de prisão por estupro de vulnerável, foi preso em São Paulo após renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O criminoso era procurado desde fevereiro de 2025 pelo crime, cometido no Piauí em 2019. A prisão, ocorrida na última segunda-feira (12) se deu após um trabalho integrado das polícias dos dois estados.
Airton foi reconhecido pelo por meio do sistema de videomonitoramento Smart Sampa, usado para identificar indivíduos e auxiliar em investigações criminais, semelhante ao Projeto Spia, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
“A identificação acontece praticamente de forma automática. A câmera captura o rosto das pessoas que passam e consulta o banco de dados para verificar se existe mandado de prisão em aberto. Uma vez identificado, o centro de comando é acionado imediatamente para o deslocamento da viatura e a realização da prisão”, destacou o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Piauí (PC-PI).
O rosto do agressor foi incluído no banco de dados usado pelo Smart Sampa após troca de informações entre as polícias do Piauí e São Paulo. O criminoso foi localizado enquanto dava entrada em uma UBS do bairro Cidade Tiradentes.
“Essa integração, aliada ao uso da tecnologia e da inteligência policial, é fundamental. As organizações criminosas atuam em vários estados, e somente com esse trabalho conjunto conseguimos combater a criminalidade e garantir mais segurança para a população”, conclui o delegado.
Com informações do portal Cidade Verde