Guardas Municipais de Teresina denunciam abandono e ameaçam paralisação
Além da suspensão dos pagamentos, os guardas relatam condições precárias de trabalho
A Guarda Civil Municipal de Teresina denuncia abandono por parte da gestão municipal e cobra o pagamento de adicionais garantidos por lei. Desde janeiro, os agentes estão sem receber os adicionais de risco de vida e hierarquia, previstos na legislação da categoria.
Além da suspensão dos pagamentos, os guardas relatam condições precárias de trabalho. Entre os principais problemas apontados estão o uso de munições e coletes balísticos vencidos, além de viaturas antigas e desgastadas, muitas delas sem giroflex, sem sirenes e com quilometragem superior a 200 mil quilômetros.
Mesmo após diversas tentativas de diálogo, a Prefeitura de Teresina não apresentou prazo para a regularização dos pagamentos nem ações concretas para a melhoria da estrutura da corporação.
Diante do cenário, a categoria alerta que estuda a possibilidade de paralisação das atividades, caso as reivindicações continuem sem resposta. Os guardas municipais afirmam que o objetivo é apenas garantir o cumprimento da lei e condições dignas de trabalho para o exercício da função.