Homem é preso por injúria racial contra árbitro em partida de futebol no Piauí
Crime aconteceu em março, em Caxingó, e foi registrado por torcedor
A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Buriti dos Lopes, cumpriu na manhã desta quarta-feira (23/04) um mandado de prisão preventiva contra um homem identificado pelas iniciais E.J.F.S., suspeito de praticar injúria racial. A prisão ocorreu no Povoado Carreiras, na zona rural do município de Caxingó, interior do estado.
De acordo com o delegado Herbster Santos, responsável pelo inquérito, o crime aconteceu no dia 22 de março deste ano, durante uma partida de futebol local. Irritado com o resultado do jogo ao final do primeiro tempo, o investigado teria proferido ofensas de cunho racial contra o árbitro da partida, que é negro. A ação foi registrada em vídeo por um torcedor que transmitia o jogo ao vivo e também foi presenciada por outros espectadores, que se revoltaram com a situação.
“O árbitro foi até o investigado para questionar as palavras ditas, e o homem acabou sendo expulso do torneio pelo organizador. O árbitro ficou muito abalado, chorou e afirmou que não queria continuar apitando, mas foi convencido a seguir por falta de substituto”, relatou o delegado. Durante a prisão, E.J.F.S. declarou não se lembrar exatamente das palavras proferidas, embora tenha reconhecido ter feito outras declarações no momento. O suspeito será submetido a audiência de custódia e segue à disposição da Justiça.