Líder criminoso do extremo sul do Piauí é capturado durante operação no Pará
O indivíduo é apontado como mandante e executor de diversos homicídios registrados no estadoUma operação integrada entre forças de segurança do Piauí, Pará e Goiás resultou, nesta terça-feira (09/12), na prisão de Joabe da Silva Aguiar, de 40 anos, considerado um dos criminosos mais perigosos em atuação no extremo sul piauiense. Ele foi localizado na Travessa Timbó, no bairro Pedreira, em Belém (PA), onde vivia usando documentos falsos com o nome “André Silva Sousa”.
Foragido desde 2016 da Penitenciária de Bom Jesus, Joabe é apontado como mandante e executor de diversos homicídios registrados nos municípios de Avelino Lopes, Bom Jesus e outras cidades da região. No momento da abordagem, ele portava dois celulares e R$ 15 mil em espécie.
A ação contou com a participação da SSP-PI, Polícia Civil e Militar do Piauí, Diretoria de Inteligência (SSP-PI), DRACO, além do Grupo Antissequestro da Polícia Civil de Goiás, Ciberlab da SENASP, Núcleo de Inteligência Policial do Pará e Divisão de Homicídios da Polícia Civil paraense, que auxiliaram no rastreamento e na identificação do foragido.
De acordo com o delegado Charles Pessoa, a prisão representa um marco no enfrentamento ao crime organizado na região. Ele ressaltou que a captura só foi possível graças ao trabalho articulado entre as instituições envolvidas.
“A captura desse criminoso é de enorme relevância para o Estado (...). Essa prisão só foi possível graças a um trabalho integrado de inteligência”, afirmou o delegado, destacando ainda o apoio do delegado Alessandro Barreto e das polícias civis do Goiás e do Pará.