Mais de 430 presos são liberados para 'saidinha' de Natal e Ano Novo no Piauí
A maioria dos beneficiados foi da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em AltosMais de 430 presos do sistema penal do Piauí foram liberados para a saída temporária de Natal e Ano Novo, que começou nessa sexta-feira (22/12) e vai até o dia 2 de janeiro de 2024. Dos cerca de seis mil presos nas 15 unidades penais do estado, ao todo, 437 tiveram direito ao benefício.
A maioria dos beneficiados foi da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, uma unidade do regime semiaberto. De lá, 412 presos tiveram acesso ao direito, 142 deles sendo monitorados.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Outras unidades que tiveram liberações foram: Penitenciária Feminina de Teresina (6); Mista de Parnaíba (6); Custódia (4); Unidade de Apoio ao Semiaberto (4); Irmão Guido (3) e, por fim, Esperantina (2).
A saída temporária é prevista em lei e consiste no direito concedido a presos em regime semiaberto que atendem a alguns requisitos, como não terem sido condenados por crime hediondo e terem comportamento adequado.

Todos devem retornar às suas unidades penais no dia 2 de janeiro de 2024. O preso que não retorna é considerado como foragido, tem expedido mandado de prisão para recaptura dele por motivo de fuga e perde direito de novas saídas.