Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Adolescente é investigado por apologia ao nazismo e crimes contra a vida no PI

A ação faz parte da 'Operação Pessinus', realizada em parceria entre o Piauí e Santa Catarina
Plantão Policial

O Ministério da Justiça, a Polícia Civil do Estado do Piauí (Diretoria de Inteligência) e o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina deflagraram a "Operação Pessinus" nesta sexta-feira (21/07). 

A ação visa combater crimes praticados na internet, como constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, apologia a crimes e criminosos, bem como incitação à discriminação ou preconceito.

Foto: Divulgação/ PC-PIOperação Pessinus
Operação Pessinus

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória nas cidades de Ilha Grande/PI, Biguaçu/SC, Lucas do Rio Verde/MT e Macaé/RJ, com o apoio das polícias do Rio de Janeiro e Mato Grosso.

A investigação do Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina identificou perfis em redes sociais com intenções de cometer atos graves de violência, incluindo estupros, mutilações e ataques a estabelecimentos. 

Um dos adolescentes investigados no Piauí possuía perfis de culto a símbolos nazistas e praticava apologia a crimes contra a vida, compartilhando conteúdos ilegais em um grupo de mensageria.

O adolescente do Piauí de 13 anos ameaçava vítimas, praticava violências sexuais virtuais e exigia automutilação de sua ex-namorada. Durante a operação, foram apreendidos em sua residência um computador, um celular e outros objetos.

Foto: Divulgação/ PC-PIOperação Pessinus
Material apreendido

Segundo o diretor de Inteligência da SSP/PI, delegado Anchieta Nery, a Polícia do Piauí instaurou inquérito e solicitou mandados de busca e apreensão, bem como internação provisória dos adolescentes infratores.

“As polícias judiciárias do Brasil estão preparadas para enfrentar os desafios virtuais! Hoje a quantidade de crimes cometidos em meio cibernético já é maior que o número de crimes cometidos fisicamente.  Os pais e sociedade têm papel fundamental nesse contexto, devendo proteger as crianças e adolescentes por meio da orientação e acompanhamento. Abusos não serão tolerados em nenhum meio”, explicou o delegado. 

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 146 (Constrangimento ilegal), 147 (ameaça), 147-B (Violência psicológica contra a mulher), 217-A (Estupro de vulnerável) e art. 287 (Apologia de crime ou criminoso) do Código Penal, assim como do art. 20, § 1º, da Lei n. 7.716/89.

O nome "Operação Pessinus" faz referência à cidade que serviu de sepultamento ao semideus Átis, da mitologia grega, que enlouqueceu e se automutilou como parte de rituais religiosos. O objetivo da operação é garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, reforçando o fim da automutilação.

Comente