Operação Rolezinho: SSP deflagra nova etapa com ações em Oeiras, União e Altos
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelaresA Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), realizou na manhã desta sexta-feira (23/05), uma nova fase da Operação Rolezinho, com ações simultâneas nos municípios de Oeiras, União e Altos.

A mobilização policial teve como principal objetivo combater práticas criminosas associadas a condutas perigosas no trânsito, perturbação da ordem pública e o uso impróprio das redes sociais. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além da aplicação de várias medidas cautelares determinadas pela Justiça.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

As investigações apontaram que os envolvidos realizavam manobras arriscadas com motocicletas em vias públicas, conhecidas popularmente como “grau”, frequentemente praticadas por pessoas sem habilitação. Esses atos eram filmados e amplamente divulgados nas redes sociais, promovendo o incentivo à participação, inclusive de menores de idade.

Entre as sanções impostas estão: suspensão da CNH por até um ano, proibição de dirigir veículos, recolhimento domiciliar em períodos noturnos e finais de semana, além da vedação do uso de redes sociais para divulgar atividades criminosas — com a obrigação de exclusão de perfis e a proibição de criar novos.

Durante a operação, um dos investigados foi detido em flagrante por posse ilegal de uma arma de fogo. Com ele, foi apreendida uma espingarda de fabricação artesanal. O superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta, destacou o caráter preventivo e repressivo das ações:
“A atuação da SSP reforça nosso compromisso com a integridade dos cidadãos e com o enfrentamento de práticas que colocam em risco a segurança pública e viária. O uso das redes sociais para promover atividades ilegais será rigorosamente combatido. O Estado do Piauí continuará atuando de forma coordenada e firme na repressão a esses crimes”, frisou.

A operação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), além das forças policiais civis e militares dos municípios envolvidos.