Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Tribuna do Povo

Este é o espaço para manifestação do povo no portal Conecta Piauí! Mande sua denúncia para o nosso WhatsApp: (86) 99951-4189.

Acompanhante denuncia precariedade no Hospital do Monte Castelo

Além da estrutura física, a denunciante aponta a ausência de medicamentos e demora na regulação

Uma acompanhante de paciente denunciou a situação precária enfrentada no Hospital do bairro Monte Castelo. Segundo o relato, a unidade de saúde apresenta banheiros em condições insalubres, com vasos sanitários entupidos, além da falta de medicamentos básicos para o atendimento aos pacientes.

De acordo com a acompanhante, os banheiros não funcionam adequadamente, obrigando pacientes e familiares a jogarem água manualmente para conseguir utilizá-los. Ela classifica a situação como “nojenta” e afirma que o problema é recorrente, sem solução por parte da administração da unidade.

Além da estrutura física, a denunciante aponta a ausência de medicamentos e demora na regulação de pacientes que necessitam de transferência para hospitais de maior complexidade. Segundo ela, casos graves acabam se agravando devido à espera prolongada e à falta de respostas do sistema de regulação.

“A pessoa passa mal, precisa de atendimento, mas nada anda, nem para frente nem para trás. É por isso que muitas vezes as pessoas acabam morrendo, pela falta de interesse e de funcionamento do sistema para transferir o paciente”, relatou.

A situação, segundo a acompanhante, já foi denunciada nas redes sociais e comunicada às autoridades, mas até o momento não houve providências efetivas. A denúncia reforça o alerta sobre os riscos à saúde pública e a necessidade urgente de melhorias na estrutura e no funcionamento do hospital.

OUTRO LADO

Nota de Esclarecimento

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que os banheiros da unidade já foram devidamente consertados. O problema citado agora é pontual e será solucionado em breve pela equipe de engenharia.

Em relação à regulação, a FMS esclarece que, para verificar a real situação do paciente no sistema, é necessário informar o número completo e o ID da regulação. Ressalta ainda que o processo de regulação obedece a critérios específicos, depende da organização da rede de saúde municipal, estadual e federal e da disponibilidade de vagas. Todos os pacientes são regulados conforme o perfil assistencial e a disponibilidade de leito, sendo a transferência realizada após o surgimento da vaga.


Quanto às medicações, a FMS reafirma que o estoque da unidade hospitalar está  regular.