Caos: professores de Timon são impedidos de realizar prova por falta de carteiras
Durante aplicação da PND, apenas os que conseguiram sentar poderiam realizar o exame nacionalProfessores da educação básica da cidade de Timon, no Maranhão, estão passando sufoco na tarde deste domingo (26/10) durante a aplicação da Prova Nacional Docente (PND), aplicada em todo o Brasil. A PND é um exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado pelo Inep para avaliar o conhecimento e a formação de professores da educação básica.
Segundo vídeos e informações enviadas ao Conecta Piauí, dezenas de profissionais foram impedidos de realizar o exame por falta de carteiras na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, localizada no bairro Parque União, e na Unidade Escolar Duque de Caxias.
"Aqui no Colégio Marechal, é a primeira vez que eu vejo isso acontecer em uma prova, no PND, a Prova Nacional Docente. Nós não vamos fazer a prova. Eu e muitas pessoas que estão aqui fora não iremos fazer a prova, pois a porta foi fechada devido à falta de carteiras. A ordem que chegou foi que quem não estivesse sentado não iria realizar a prova. Isso é o cúmulo do absurdo", relata um dos professores que foi impedido de realizar a prova.
Ainda nos vídeos, é possível perceber que os professores que conseguiram sentar para realizar o exame ainda sofrem com o calor dentro das salas de aula. Na Unidade Escolar Duque de Caxias o problema também persiste. Segundo o professor de educação física, Thiárone Rocha, presentes na escola, a organização da prova chegou a afirmar que quem não tivesse conseguido sentar, não realizaria a prova.
"A gente veio realizar a prova aqui na Escola Duque de Caxias, dentro do horário previsto. A maioria chegou entre 12h30 e 12h40, e aí a gente não conseguiu fazer a prova porque simplesmente não havia carteiras suficientes dentro das salas para comportar todos os alunos que estavam escalados para fazer a prova aqui no Duque de Caxias. Aí, qual foi a solução da organização? Que quem estivesse sentado na sala iria realizar a prova e quem não estivesse iria embora e entrasse com o recurso", relata.
Segundo o professor, somente uma hora após o início da aplicação (13h30) foi informado aos professores que os profissionais seriam realocados para outras unidades.
PND
A Prova Nacional Docente (PND) é um exame anual realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes.
A PND será composta por duas partes: formação geral e componente específico, com duração total de cinco horas e trinta minutos.
A formação geral incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente. Já o componente específico contará com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo próprio de cada área.