Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Tribuna do Povo

Este é o espaço para manifestação do povo no portal Conecta Piauí! Mande sua denúncia para o nosso WhatsApp: (86) 99951-4189.

Grávidas denunciam falta de anestesista na Maternidade Buenos Aires, em Teresina

Mulheres relataram espera prolongada e falta de assistência na unidade da zona Norte

Grávidas que buscaram atendimento na Maternidade do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, denunciaram nesta quinta-feira (18/12), a falta de anestesista na unidade e relataram demora no atendimento durante o trabalho de parto. Um dos casos registrados aponta que uma paciente estava na maternidade desde a madrugada, sem conseguir acesso ao procedimento anestésico necessário.

Segundo o relato feito por acompanhantes, a mulher chegou por volta das 2h da manhã e, horas depois, ainda permanecia sem atendimento adequado, mesmo já estando na fase ativa do trabalho de parto. A denúncia ganhou repercussão após a gravação de vídeos no local, em que familiares afirmam que a ausência do profissional inviabilizava a realização do procedimento.

Ainda de acordo com os relatos, outras gestantes também estariam chegando à maternidade e enfrentando dificuldades semelhantes, sem a presença de anestesista para dar suporte ao parto, o que gerou revolta e preocupação entre pacientes e acompanhantes.

O Conecta Piauí procurou a Fundação Municipal de Saúde (FMS), que enviou nota esclarecendo a situação. Segundo o órgão, a paciente mencionada está recebendo os cuidados necessários e o trabalho de parto evolui de forma adequada, sem sinais de gravidade.

A FMS informou ainda que a ausência de anestesista na Maternidade Buenos Aires é uma situação pontual. Para garantir a continuidade do atendimento, a paciente será transferida para a Maternidade do Promorar, onde permanecerá até a conclusão do parto.

VEJA A NOTA:


Nota de Esclarecimento
A Fundação Municipal de Saúde informa que a paciente em questão está recebendo todos os cuidados necessários na Maternidade Buenos Aires. O trabalho de parto está evoluindo de forma adequada, sem sinais de gravidade.
Quanto à ausência de anestesista na unidade, a FMS esclarece que se trata de uma situação pontual. Para garantir a continuidade do atendimento, a paciente será transferida para a Maternidade do Promorar, onde permanecerá até a conclusão do parto.