Auxílio-Creche garante a permanência de estudantes com filhos na Uespi
Programa oferece bolsa mensal de R$ 300 para mães e pais em situação de vulnerabilidade
RedaçãoA Universidade Estadual do Piauí (Uespi) lançou, em junho de 2025, o edital do programa Auxílio-Creche, iniciativa voltada a oferecer suporte financeiro a estudantes com filhos e fortalecer a permanência acadêmica de mães e pais em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O benefício consiste em uma bolsa mensal de R$ 300, pelo período de até dois anos, destinada a estudantes com crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Para filhos com deficiência, a idade máxima para concessão do auxílio é ampliada para 11 anos, 11 meses e 29 dias. Cada estudante tem direito ao recebimento de apenas um auxílio, voltado exclusivamente a despesas relacionadas aos cuidados da criança.
Ao todo, foram ofertados 100 auxílios, distribuídos entre os 12 campi da instituição. Teresina concentrou o maior número de vagas, sendo 43 no Campus Poeta Torquato Neto e 10 no Campus Clóvis Moura. Parnaíba e Floriano receberam 10 vagas cada, enquanto Picos e Bom Jesus foram contemplados com sete. Os demais campi receberam entre duas e quatro bolsas.
Puderam concorrer ao programa estudantes matriculados em cursos presenciais de graduação ou tecnológicos da Uespi que comprovassem vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até três salários mínimos.
O reitor da Uespi, Evandro Alberto, destaca que o Auxílio-Creche representa um avanço na política de permanência estudantil. “É mais um benefício que leva a marca do governador Rafael Fonteles e do Pacto pela Criança, nesse importante trabalho realizado pela primeira-dama do Estado, doutora Isabel Fonteles”, afirma o reitor.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, reforça o impacto social da ação. “O Auxílio-Creche é uma política essencial para garantir a continuidade dos estudos dentro da universidade. Acredito que será uma política pública revolucionária, capaz de transformar a realidade socioeconômica do nosso Estado”, avalia a coordenadora.
Para a pró-reitora de Extensão, Ações Estudantis e Comunitárias (PREX), Ivoneide Alencar, o programa marca uma mudança significativa na instituição. “É um divisor de águas. A Uespi se mostra sensível e inclusiva ao reconhecer as necessidades de mães e pais estudantes”, conclui a pró-reitora.