Águas do Piauí perfura 22 poços e aumenta produção em mais de 658 mil litros/hora
Investimentos antecipados pela Águas do Piauí para o enfrentamento à estiagem reforçam abastecimento
RedaçãoO Piauí está com 22 novos poços em operação, injetando 658 mil litros de água por hora nas redes que abastecem municípios de Norte a Sul do Estado. Esta iniciativa para trazer mais água potável para os piauienses faz parte da antecipação de recursos feita pela Águas do Piauí a partir do seu Plano de Enfrentamento à Estiagem no Estado, lançado em setembro deste ano.
De acordo com o diretor executivo da Águas do Piauí, Danilo Almeida, desde que a concessionária iniciou a operação dos sistemas de fornecimento de água das atuais 184 cidades assumidas, centenas de ações têm sido executadas para diminuir os efeitos da seca que chegou mais cedo e mais severa ao Estado este ano.
“Estamos antecipando investimentos que estavam previstos apenas para 2026 e 2027, o que nos permite acelerar as melhorias nos sistemas. A Águas do Piauí tem uma atuação proativa e sensível à realidade do Estado, que está passando por um cenário crítico de estiagem e por isso antecipamos ações para garantir que os piauienses tenham um B-R-O-Bró mais tranquilo. Prova disso é que conseguimos perfurar todos esses poços em menos de 50 dias”, destaca Danilo Almeida, diretor-executivo da Águas do Piauí.
Entre as cidades cujos poços já estão em operação, destacam-se: Fartura do Piauí, Simplício Mendes, Uruçuí, Várzea Branca, Marcos Parente, Riacho Frio, Altos, Demerval Lobão, Barro Duro, Monsenhor Gil, Bom Jesus, Nazaré do Piauí, Pavussu, Picos, Rio Grande do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Sebastião Leal e Dom Expedito Lopes.
Quem já sente os benefícios dos novos poços perfurados em seu dia a dia é a dona Maria do Socorro Saraiva Sousa, moradora do bairro Cidade Nova 3, em Demerval Lobão. “A água antes vinha fraca na torneira. A gente levantava às 2h da manhã e só dava para encher dois baldes e acabava. Agora tem água sempre”, revela.
Deuselene, moradora do Morro da Macambira, em Picos, também comemora o fim das situações de desabastecimento do bairro após ação da Águas do Piauí. “Há dez anos que eu moro aqui e, com relação à água, foi muito sofrimento porque eu tinha que acordar de madrugada, 2h, 3h da manhã para lavar roupa e aparar água para o consumo no outro dia. Então, foram dez anos de muito sofrimento, mas agora, com a perfuração do poço, graças a Deus, tem água todos os dias, sem falta”, conta.
Até o momento, a concessionária já perfurou 42 dos 65 poços previstos para este segundo semestre. Destes, 22 estão em operação, 10 estão em fase de estruturação e os outros 10 deram secos – quatro na região do Cerrado e seis no Semiárido. “Essa situação dos poços secos demonstra o desafio hídrico que enfrentamos, sobretudo, na região do semiárido piauiense, onde a água é escassa tanto na superfície quanto subterrânea. Mas seguimos empenhando esforços e investimentos para reforçar o abastecimento dessas regiões”, explica Danilo Almeida.