Morre Luiz da Sopa, fundador da Casa da Sopa, que deixa legado social em Teresina

Fundador da Casa da Sopa ajudava famílias carentes há 50 anos e inspirava a comunidade
Redação

Morreu nesta quinta-feira (6/11) Luiz Santos, conhecido como Seu Luiz da Sopa, aos 65 anos. Fundador da Casa da Sopa, ele dedicou cinco décadas de sua vida a alimentar e acolher famílias em situação de vulnerabilidade na região da Grande Santa Maria, zona Norte de Teresina. A causa da morte não foi informada.

Foto: Reprodução
Luiz da Sopa

Seu Luiz começou o projeto aos 15 anos, distribuindo sopa para moradores carentes da comunidade. Com o tempo, o gesto solidário se transformou em uma ação contínua, que ganhou apoio popular e se tornou referência em acolhimento e cidadania. A Casa da Sopa sobreviveu durante décadas graças às doações e à colaboração voluntária de moradores e instituições.

Em uma de suas últimas entrevistas, concedida ao Conecta Piauí , ele resumiu o significado de sua missão com emoção e humildade:

“Olha, para a religião em si, não sei como eles podem ver apenas uma distribuição, mas para mim, Luiz Santos ou Luiz da Sopa, todos os anos adquiri um filho mais. Eu tenho seis filhos, mas a cada ano eu consigo 500, 600 filhos e você não sabe o valor do respeito que você tem na comunidade para você valorizar tanta criança e tanta gente. Sem estrutura nenhuma”, disse à época.

VEJA O VÍDEO:

O deputado estadual Marden Meneses lamentou profundamente a morte do amigo e destacou o legado deixado por ele:
“Recebemos aqui uma triste notícia da partida de um grande amigo, de um grande benfeitor, que dedicou boa parte da sua vida a servir a população teresinense, especialmente a população carente da Grande Santa Maria, que foi e é, e estará na nossa memória e no nosso coração, o senhor Luiz da Sopa, um amigo pessoal, uma pessoa que me acolheu, que me apoiou, a quem devo muita gratidão, respeito e admiração pela sua obra social. Senhor Luiz criou uma instituição que procurava trazer cidadania e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa notícia nos pega de surpresa, e eu quero manifestar aos seus amigos, filhos e à comunidade da Casa da Sopa os nossos mais sinceros sentimentos. Fica a lembrança do acolhimento, das palavras de carinho e da bondade que o senhor Luiz sempre teve comigo e com todos”.

A Casa da Sopa, que recentemente havia recebido doações de alimentos e cestas básicas, segue como um símbolo do trabalho de Seu Luiz, cuja trajetória marcou gerações na zona Norte da capital. Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas pela família.

Leia também