Período pré-letivo impulsiona o comércio após as festas de fim de ano

Setores de papelaria, gráfica e confecções registram alta durante o mês de janeiro
Redação

Após as festas de fim de ano, recessos e feriados, o comércio inicia seu movimento anual com queimas de estoque e a preparação das famílias para o começo do ano letivo de 2026. O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) aponta que os principais fatores que movimentam o mês de janeiro são as liquidações, a preparação para as prévias carnavalescas e o crescimento da demanda relacionada ao ambiente escolar e escritórios.

“Esse é um momento em que os lojistas utilizam estratégias de vendas, pois sabem que os pais procuram economizar devido às festas de fim de ano. Por isso, os consumidores têm à sua disposição mais promoções e facilidades de pagamento”, esclarece o vice-presidente do Sindilojas/PI, Leonardo Viana.

Além da queima de estoque, a atração dos consumidores caminha juntamente com a presença cada vez mais forte dos lojistas no meio virtual. “Vamos procurando melhorar o atendimento e centralizar o foco no cliente. Além do presencial, temos agora o virtual. Por isso, expandimos nossos atendimentos para o meio on-line, a fim de obter mais agilidade e celeridade”, relata a lojista da papelaria A Perereca, De Assis Araújo.

A gestora da papelaria complementa ainda que “os três primeiros meses do ano são os de maior venda para a área de papelaria. Inicialmente, a procura é maior por material escolar, mas a demanda por materiais de escritório vem logo atrás, como um grande impulsionador”.

A lojista da Babylândia, Mary Paula, finaliza: “Estamos com um bom crescimento nas vendas. Observamos que os itens mais procurados durante esse período são cadernos, mochilas e papéis. O retorno dos clientes ficou mais positivo depois que investimos mais em redes sociais e entregas por delivery”, pontua.
Aliado a essa procura pelos empreendedores locais, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí aponta que ações sociais como o movimento de revitalização do centro da capital vem trazendo cada vez mais pessoas aos polos comerciais da cidade.

“Já temos o metrô gratuito e estamos em articulação para que o transporte do ônibus também possa ser. Eventos sociais, como prévias carnavalescas e outras programações, vêm aproximando cada vez mais os consumidores”, comenta o vice-presidente do Sindilojas/PI, Leonardo Viana.

Leia também