“Temos recorde de participantes", diz secretário Washington Bandeira sobre Enem
Secretário destacou ainda que os estudantes chegam ao exame bem preparados
O clima é de expectativa e confiança entre os mais de 120 mil estudantes piauienses que participam neste domingo (9) do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas aplicadas hoje abrangem Redação, Linguagens e Ciências Humanas, marcando o início da maratona que segue no próximo domingo (16) com Matemática e Ciências da Natureza.
De acordo com o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, o estado registrou um crescimento expressivo no número de inscritos em comparação ao ano anterior.
“Temos recorde de participantes: são mais de 120 mil estudantes no Piauí, um aumento de 11% em relação a 2023, quando tivemos 107 mil. Só da rede pública, são mais de 32 mil alunos, o que representa um avanço importante no pós-pandemia”, afirmou.
O secretário destacou ainda que os estudantes chegam ao exame bem preparados, resultado de uma série de ações pedagógicas e de apoio psicológico e logístico promovidas ao longo do ano.
“Nossos alunos estudaram nas escolas de tempo integral da Seduc, com reforço nas disciplinas de Português, Matemática e Redação, além de simulados, mentorias e laboratórios específicos. Tivemos também o Canal Educação, com planos de estudo personalizados e correção de redações por inteligência artificial. É o melhor time de professores e profissionais do Brasil”, declarou.
Bandeira também ressaltou o suporte oferecido no Dia E, com transporte gratuito garantido pelo programa Passe Livre Enem para mais de 23 mil estudantes em todo o estado. “Em Teresina e no interior, nossas equipes estão nos locais de prova com kits contendo caneta preta, água, chocolate e, acima de tudo, palavras de incentivo. Queremos que todos se sintam confiantes e tranquilos para dar o seu melhor”, completou.
Entre os candidatos, a expectativa é grande. Pedro Gustavo, que tenta uma vaga em Medicina pela terceira vez, disse estar otimista.
“Estudei muito, fiz vários cursos preparatórios e acho que esse ano vai dar certo. Bate aquele nervosismo, mas é só respirar fundo, beber uma água e seguir confiante. É um dia importante, fruto de todo um ano de esforço”, contou.