Aos 68 anos, servidor da UFPI faz o Enem e acumula 10 vestibulares e 7 concursos
Antônio Gomes, aluno de Física e Direito, participa do Enem mais uma vezEnquanto muitos candidatos chegavam ansiosos aos portões de prova, o servidor público Antônio Gomes, de 68 anos, demonstrava serenidade. Carteira na mão, sorriso tranquilo e o costume de sempre “entrar por último” na sala. Ele não estava ali pela pressão de obter uma vaga, ou para mudar de carreira. Estava porque gosta do desafio.
Antônio é servidor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e já acumula 10 aprovações em vestibulares e 7 concursos públicos ao longo da vida. Atualmente, divide a rotina entre trabalho e dois cursos superiores. Estuda Física no Instituto Federal e, à noite, cursa Direito em outra instituição.
“Eu sempre gostei de concursos. Se tem concurso, eu concorro. Nem que eu não assuma, mas eu gosto de fazer a prova. É uma sensação boa, é desafio, é aprendizado”, conta.
A tranquilidade com que fala sobre isso chama atenção. No meio de centenas de estudantes preocupados com o Enem, Antônio parecia estar apenas prestes a assistir a um programa na televisão.
“Eu sou tranquilo. Sempre. Eu deixo para entrar nos últimos minutos e vou. Ansiedade não ajuda em nada”, afirmou, sorrindo.
Para ele, o ponto mais decisivo da prova é a redação. “A redação sempre surpreende. Por isso, é preciso estudar vários temas, questões políticas, clima, educação… tudo pode aparecer. O importante é estar preparado”.
Quando questionado sobre a possibilidade de iniciar um novo curso caso a nota seja alta, ele é direto:
“Não. Eu já estou fazendo o que gosto. Vim fazer a prova só pela experiência mesmo”.
Apesar da humildade, Antônio se tornou inspiração nos portões. Muitos ali, inclusive estudantes bem mais jovens, se sentiram tocados pela disciplina do veterano.