Governador é homenageado em Brasília por ações de inclusão socioeconômica no Piauí
A iniciativa reconhece os melhores projetos desenvolvidos por estados
O governador Rafael Fonteles foi homenageado, nesta terça-feira (29), representando o Governo do Piauí, durante o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília. A iniciativa reconhece os melhores projetos desenvolvidos por estados, municípios, empresas e instituições financeiras que promovem a inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único.
“Destacamos o trabalho do presidente Lula, na pessoa do ministro Wellington Dias, por esta visão de fazer do Bolsa Família, um programa extremamente importante para a transição que nós estamos celebrando aqui, que é a inclusão socioeconômica das famílias” destacou Fonteles.
Rafael citou dados apresentados pela FGV, como demonstração da importância do Bolsa Família para a transição socioeconômica das famílias brasileiras, alcançada nos últimos 2 anos.
“Esses números são fortes e provam que estamos na direção certa de incluir as famílias do Brasil, para que cada vez mais elas prosperem a partir do suor do seu trabalho. O Piauí ser premiado demonstra também que estamos fazendo o dever de casa e estamos tentando acelerar essa inclusão”, afirmou em seu discurso.
Acredita no Primeiro Passo
O evento celebrou ainda os resultados do Programa Acredita, que já destinou mais de R$ 3 bilhões para fomentar o emprego e o empreendedorismo entre beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. O Governo Federal pretende chegar, até 2026, à marca de 1 milhão de empresários oriundos do Cadastro Único e do Bolsa Família.
“O Programa Acredita desmonta, na prática, o preconceito de que beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único não querem trabalhar. Os números provam o contrário: o povo do Cadastro Único, Bolsa Família é, por essência, trabalhador, sonhador e busca dignidade. Quando recebem oportunidade, eles se destacam no mercado de trabalho, no empreendedorismo, e mostram que querem, podem e sabem construir um futuro melhor”, disse o ministro Wellington Dias.
A piauiense Valdelice Carvalho, foi escolhida para testemunhar a revolução que o programa Acredita no Primeiro Passo, representa. Ela contou o início do sonho em trabalhar com confeitaria, num momento adverso em que estava desempregada.
Com o crédito do Acredita a empreendedora comprou equipamentos e o negócio deslanchou. “Adquiri minha panela elétrica, que chamo de minha funcionária, e consigo trabalhar e entregar meus bolos e encomendas no horário certo” disse.