Iasmin Dias anuncia que não disputará vaga de suplência ao Senado
Filha de Wellington Dias agradeceu articulação política e afirmou manter atuação no PT
RedaçãoIasmin Dias anunciou que não irá compor a chapa majoritária ao Senado nas eleições de 2026, após ter sido cotada nos últimos meses para assumir a suplência do pré-candidato Júlio César (PSD). A manifestação foi feita por meio de publicação nas redes sociais, onde ela agradeceu o apoio recebido e explicou os motivos que a levaram a recusar o convite.
Na publicação, a filha do ministro Wellington Dias afirmou que recebeu diversas manifestações favoráveis à indicação de seu nome e destacou o sentimento de responsabilidade diante da articulação política construída em torno da possibilidade. “Nos últimos meses, recebi inúmeras manifestações de carinho, incentivo e confiança de pessoas que defenderam meu nome para compor a chapa majoritária ao Senado, como suplente do pré-candidato Júlio César. A cada demonstração de apoio, senti o peso da responsabilidade que existe quando tantas pessoas acreditam em você. Por isso, minha primeira palavra é gratidão”, declarou.
Ela também fez um agradecimento direto ao deputado federal Júlio César e à senadora Jussara Lima, que participaram das articulações em torno de seu nome dentro do grupo político. “Agradeço, em especial, ao deputado federal Júlio César e à senadora Jussara pela generosidade e pela confiança ao sugerirem meu nome para essa missão. Recebo o gesto com honra e respeito”, afirmou.
Ao justificar a decisão, Iasmin disse que levou em consideração questões pessoais, familiares e profissionais, ressaltando que a recusa não representa afastamento da política partidária nem do projeto político que integra atualmente. “Pedindo orientação a Deus e refletindo com serenidade o meu planejamento pessoal, profissional e familiar, decidi não aceitar o convite neste momento. Tomo essa decisão com tranquilidade e convicção pois ela não diminui em nada meu compromisso com a política, com o Partido dos Trabalhadores e, principalmente, com o Piauí”, escreveu.
Durante o texto, ela também relembrou sua trajetória dentro do Partido dos Trabalhadores e destacou que sua relação com a política começou antes mesmo da filiação oficial ao partido. “Sou filiada ao PT desde 2017. Mas minha relação com a vida pública começou muito antes. Cresci acompanhando de perto a construção de políticas públicas, participando de projetos, iniciativas e debates que ajudaram a transformar a realidade do nosso estado. Aprendi cedo que servir às pessoas é, antes de tudo, um compromisso permanente, não um cargo”, pontuou.
Iasmin também aproveitou a publicação para defender maior participação feminina nos espaços políticos e anunciou apoio ao nome de Rosário Bezerra para compor a chapa ao Senado. “Acredito que a política precisa ampliar espaços, renovar vozes e valorizar a participação das mulheres. Por isso, manifesto meu apoio ao nome da ex-vereadora Rosário Bezerra para compor a suplência ao Senado. Sua trajetória de dedicação ao Piauí, sua experiência e sua sensibilidade com as pessoas engrandecem esse projeto”, afirmou.
Ao encerrar a manifestação, Iasmin Dias reforçou que seguirá atuando em pautas sociais ligadas ao desenvolvimento humano e garantiu que continuará trabalhando em áreas que considera prioritárias no estado. “Seguirei me dedicando as causas que considero essenciais para o desenvolvimento humano e social do nosso estado: a saúde mental, a inclusão da população neurodiversa, o acolhimento das famílias e a construção de oportunidades para quem mais precisa. É nelas que está, hoje, o centro do meu trabalho”, finalizou.