Saúde do Piauí capacita equipes para atuação em enchentes, secas e desastres
Capacitação reúne gestores e profissionais para elaboração de planos de contingênciaA Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) realiza, entre os dias 23 e 25 de junho, uma oficina voltada ao fortalecimento da preparação da rede pública para situações de emergência e desastres. A capacitação acontece das 8h às 17h, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, no Centro-Norte de Teresina.
A atividade integra o Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), iniciativa do Ministério da Saúde que busca preparar estados e municípios para atuar diante de eventos extremos que possam afetar a saúde da população.
Durante os três dias de programação, gestores e profissionais da área participarão de treinamentos voltados à gestão de riscos, elaboração de planos de contingência e desenvolvimento de estratégias de resposta em situações de emergência em saúde pública.
O Piauí está entre os estados priorizados para receber a oficina devido à presença de municípios em áreas de risco, aos registros de decretos de emergência provocados por estiagens, secas e chuvas intensas, além da existência de populações mais vulneráveis e da necessidade de ampliar a capacidade de resposta dos serviços de saúde.
Segundo a Sesapi, a capacitação também busca identificar necessidades de formação das equipes que atuam na gestão de emergências, contribuindo para o aperfeiçoamento das ações de prevenção, preparação e resposta diante de desastres.
A expectativa é que a oficina fortaleça a atuação integrada entre estado e municípios, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população em cenários de calamidade pública e outras situações adversas.