Sessão na Câmara celebra dois anos do programa Pacto pelas Crianças do Piauí
Coordenadora do programa, Isabel Fonteles recebeu título de cidadania teresinense durante sessão
RedaçãoNesta sexta-feira (16/05) a Câmara Municipal de Teresina realizou uma sessão solene em homenagem aos dois anos do programa Pacto Pelas Crianças do Piauí. No evento, a coordenadora do programa e primeira-dama Isabel Fonteles recebeu o título de cidadania teresinense. A proposição foi do vereador João Pereira (PT).
Em conversa com a imprensa, Isabel Fonteles fala sobre a emoção de receber o título de cidadã teresinense. "Olha, hoje eu me sinto muito feliz e honrada de receber esse título de cidadã teresinense, uma honraria proposta pelo nosso vereador João Pereira, que é um vereador que luta junto com a gente pela causa da primeira infância aqui em Teresina, no estado do Piauí, então eu me sinto muito feliz porque eu sou picoense, mas me sinto muito orgulhosa de receber hoje esse título, porque foi aqui em Teresina que eu me formei, que eu construí minha família, é daqui que eu coordeno o Pacto Pelas Crianças do Piauí, então é um dia de celebrar e comemorar", afirma.
Sobre o balanço dos dois anos do programa e os motivos da honraria, Isabel explica que o Pacto é intersetorial e colaborativo. "Olha, nosso Pacto Pelas Crianças é um programa intersetorial e colaborativo com ações prioritárias em saúde, educação e assistência social. Na saúde, por exemplo, nós temos a Carretinha da Saúde percorrendo o estado de Norte a Sul e levando os serviços de oftalmologia, odontologia e audiometria para as nossas crianças. Já foram realizados mais de 40 mil atendimentos nessas áreas, mais de 1.500 óculos foram prescritos e entregues para as crianças e lá também nós atualizamos a caderneta de vacinas nas crianças. Ano passado, o Piauí foi o estado que mais vacinou, com mais de 90% de cobertura vacinal na maioria das vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde", detalha.
O vereador João Pereira destaca a importância da homenagem à primeira-dama Isabel Fonteles. "Mora 29 anos em Teresina, a doutora Isabel, nós estamos aqui também na sessão solene de dois anos do pacto pela primeira infância, diga-se de passagem, um único programa que tem ação direta, que faz articulação junto às secretarias do governo do estado, às prefeituras, para fazer as políticas públicas para as nossas crianças do estado do Piauí", diz.
Ele ressalta que o programa vem realizando diversas ações, como a implantação de brinquedopraças para as crianças. "Portanto, esse relevante serviço prestado para as nossas crianças no curto prazo permitiu que esta casa aprovasse, por unanimidade, um título de cidadão teresinense à doutora Isabel", explica.