Nova reestruturação organizacional da PF fortalece atuação estratégica no País

Entre ações, está a criação de novas delegacias descentralizadas em cidades como Picos, no PI

A Polícia Federal destacou a ampla reestruturação organizacional com o objetivo de fortalecer sua atuação estratégica em todo o país, ampliar a eficiência administrativa e reforçar a presença institucional em regiões sensíveis, especialmente nas áreas de fronteira . As mudanças atingem os níveis nacional, regional e local da corporação e estão entre as mais significativas dos últimos anos.

A nova estrutura foi oficializada com a publicação do Decreto nº 12.780, de 18 de dezembro de 2025, e da Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública nº 1.112 , de 19 de dezembro de 2025, no Diário Oficial da União, que regulamentam o novo modelo organizacional da instituição.

No plano nacional, a reestruturação cria e fortalece unidades estratégicas, como a Coordenação-Geral de Fronteiras (CGFRON), vinculada à Diretoria-Executiva, responsável pela integração das ações em áreas fronteiriças. Também houve o fortalecimento da Diretoria de Gestão de Pessoas, com foco na valorização, saúde e desenvolvimento dos servidores , além do aprimoramento de áreas como combate a crimes cibernéticos, perícia criminal, proteção à pessoa e segurança marítima e portuária.

Nas superintendências regionais, a medida reforça estruturas administrativas, técnico-científicas e operacionais, com destaque para a institucionalização das Delegacias e Núcleos de Segurança de Dignitários, a ampliação dos Núcleos Especiais de Polícia Marítima (NEPOM) e o fortalecimento de unidades em estados considerados estratégicos . No Rio de Janeiro, a superintendência passa a contar com um Serviço de Repressão à Criminalidade Violenta e núcleos voltados à análise de risco, inteligência e planejamento operacional.

Já no nível local, a reestruturação amplia a capilaridade das delegacias, com reforço em unidades de grande fluxo, criação de novas delegacias descentralizadas em cidades como Picos (PI) , Sobral (CE), Tefé (AM) e Porto Murtinho (MS), além da valorização dos servidores administrativos. Segundo a Polícia Federal, as mudanças reafirmam o compromisso da instituição com a modernização, a eficiência e o fortalecimento do Estado no enfrentamento ao crime organizado e aos desafios da segurança pública.

Saiba Mais

Leia também