Esperantina testa novo sistema de alerta da Defesa Civil no Piauí
Ferramenta envia notificações emergenciais diretamente para celulares em áreas de riscoO Piauí passa a contar, a partir do dia 7 de junho, com o Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas para situações de emergência. A tecnologia, que já funciona nas regiões Sul e Sudeste, agora será implantada em todo o Nordeste. No estado, as primeiras cidades a receberem os testes são Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

Diferente do modelo anterior, que dependia de cadastro via SMS, o novo sistema envia automaticamente mensagens de alerta para celulares conectados às redes 4G e 5G dentro das áreas afetadas. As notificações aparecem em formato de pop-up na tela dos aparelhos, acompanhadas de um som de alerta — mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
O Defesa Civil Alerta utiliza a tecnologia cell broadcast, que funciona por meio da geolocalização das antenas de telefonia (ERBs). Isso garante que apenas as pessoas que estejam dentro da área de risco recebam o aviso.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, a nova ferramenta permite que a população receba informações rápidas e precisas, o que contribui para reduzir os impactos de desastres como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e ventanias.
Desde que começou a operar, em dezembro do ano passado, o sistema já emitiu 360 alertas nos estados onde foi implantado.