Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

Mudança ocorrerá a partir da próxima sexta-feira (15) e é mais um projeto de modernização do setor

A partir do próximo dia 15 de março, uma mudança significativa agitará o mundo dos pagamentos no Brasil. O boleto bancário, conhecido e amplamente utilizado pelos brasileiros, terá seu processamento modernizado, prometendo mais agilidade e eficiência.

Parte da liquidação interbancária do boleto será realizada no mesmo dia do pagamento, em um prazo conhecido como D+0. A outra parte continuará com a liquidação no prazo tradicional de D+1 (em um dia útil). Essa novidade é resultado de um projeto de modernização liderado pelo setor bancário, abrangendo 136 bancos e sendo mandatória.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a mudança não afetará os pagadores, mas sim os credores do documento, que poderão contar com uma liquidação mais rápida dos valores. "A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio", ressalta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Foto: Aric Leite/Conecta PiauíBoleto
Boleto

A mudança é especialmente significativa para o comércio eletrônico, onde a rapidez na confirmação do pagamento pode acelerar o processo de entrega de mercadorias. Atualmente, os boletos são amplamente utilizados para o pagamento de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, entre outros serviços, totalizando impressionantes 4,2 bilhões de documentos transacionados e R$ 5,8 trilhões movimentados somente no ano passado.

"No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0", explica Walter Faria.

Essa não é a primeira vez que o sistema bancário brasileiro passa por mudanças para aprimorar os boletos. Em julho de 2017, entrou em operação a Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR), um sistema que permitiu o pagamento de boletos vencidos em qualquer banco, além de trazer maior segurança e eficiência ao processo de cobrança.

Comente