Gov.pi Cidadão: veja como fazer simulação de crédito para empreendedores
Usuário pode explorar, de forma gratuita, diferentes cenários de empréstimo através da ferramentaO aplicativo Gov.pi Cidadão, lançado em setembro pelo Governo do Estado do Piauí, disponibiliza mais de 50 serviços de forma on-line para a população. Um desses serviços é a realização da simulação de crédito, oferecida pelo Piauí Fomento, Agência de Desenvolvimento e Fomento do Piauí. A agência disponibiliza linhas de crédito para empreededores de todo o estado e a simulação da obtenção dessas linhas pode ser realizada através do aplicativo.

Através da ferramenta disponibilizada no Gov.pi Cidadão, o usuário pode explorar, de forma gratuita, diferentes cenários de empréstimo, considerando variáveis como o valor e número de parcelas e o custo total do cédito ao longo do prazo selecionado.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
COMO REALIZAR A SIMULAÇÃO DE CRÉDITO
Após realizar o login no aplicativo, o usuário deve selecionar o órgão Piauí Fomento e clicar na opção "Realizar simulação de crédito". Posteriormente, o cidadão deve então clicar na opção "Acessar o serviço digital", localizado no topo da tela.
A primeira etapa para realizar a simulação é identificar a atividade associada ao solicitante do serviço, sendo elas: crédito para pessoa física, crédito para Microempreendedor Individual (MEI), microcrédito rural, crédito para Pequena ou Média Empresa, crédito para Inovação e Tecnologia (Finep) ou crédito Turismo (Fugentur).

Em seguida, deve-se insirir as informações sobre o empréstimo, como o valor de crédito desejado, quantidade de meses em que irá realizar o pagamento e o prazo da carência. Após isso, o valor da parcela pode ser simulado.
A etapa seguinte é destinada para a descrição de como o usuário planeja gastar esse crédito, sendo para capital de giro ou para investimento fixo ou misto.
Para finalizar a simulação, o usuário deve inserir as informações básicas de identificação, como nome completo, e-mail, CPF e número de celular. A solicitação da simulação pode ser acompanhada dentro do próprio aplicativo.