Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Secretaria de agricultura lançará PAA Leite na próxima segunda-feira (8) no Karnak

A informação foi passada em primeira mão ao Conecta Piauí pela secretária da SAF Rejane Tavares

O Conecta Piauí recebeu, nesta quarta-feira (03/04), a secretária da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, que informou, em primeira mão, sobre o Programa de Aquisição de Alimento (PAA) Leite no Piauí. O Programa vai ser lançado na próxima segunda-feira (08), às 12 horas, no Palácio do Karnak.

“Nós temos várias modalidades do PAA. Uma das novidades do governo atual é, a gente tem o PAA quilombola, que compra também produtos das comunidades tradicionais e distribui com essas mesmas comunidades. E também o PAA indígena que tem essa mesma modalidade. E tem o PAA que a gente diz que já existia, que compra produto de qualquer agricultor familiar. Então, hoje no estado nós estamos moldando essas três modalidades e a partir de segunda-feira a gente começa a rodar também o PAA Leite que vai comprar leite de produtores que sejam agricultores familiares”, informou a secretária Tavares.

Foto: Stefanny Sales / Conecta PiauíRejane Tavares, secretária da SAF
Rejane Tavares, secretária da SAF

Segundo Rejane Tavares, os alimentos serão entregues aos beneficiários do Bolsa Família que sejam cadastrados no CadÚnico e estejam em situação de vulnerabilidade.

“Esses produtores vão entregar leites ao laticínio, mas para o PAA e os empresários vão fazer todo o processo de beneficiamento pra gente ter o que a gente chama aquele leite de saquinho, o barriga mole, que vão ser entregues nos Cras, dos municípios e os Cras entregam pras famílias em situação de vulnerabilidade que sejam beneficiárias do Bolsa Família e, claro, cadastradas no CadÚnico”, explicou.

Retomada do PAA

Segundo a secretária Rejane Tavares, o programa estava parado, mas foi retomado em 2023, quando o presidente Lula (PT) assumiu a presidência da República. Conforme ela explicou, o projeto é importante porque gera renda e combate a fome.

“Na verdade, é um programa do Governo Federal que teve uma retomada no ano passado com o presidente Lula assumindo o novo comando no nosso país, as políticas de agricultura familiar acabaram se fortalecendo mais uma vez. O PAA é um programa extremamente importante porque gera renda de um lado, porque a gente compra produtos dos agricultores familiares, e ele também combate a fome porque a gente distribui esses alimentos com a população em situação de vulnerabilidade. Então, entidades vinculadas a igreja, associações de bairros os Cras das prefeituras, todos são instituições que recebem alimentos do PAA.

Comente