Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Aluno do Piauí é aprovado no IME e conquista ouro na Olimpíada de Química

Aike de Jesus, de 16 anos, destaca avanço da educação pública estadual com conquistas inéditas
Redação

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta sexta-feira (05), o aluno da Rede Estadual de Educação, Aike de Jesus, de 16 anos, que foi aprovado no vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME). O aluno do segundo ano do ensino médio nas turmas de ITA-IME também foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Química, resultado que o Piauí não alcançava há cinco anos.

Natural do município de Nazaré do Piauí, o aluno conquistou a aprovação do vestibular do IME, considerado de alta dificuldade, ainda no segundo ano do ensino médio e afirma que é o início de sua jornada. Sua meta é a aprovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “É uma honra muito grande poder compartilhar essa conquista. Esse esforço e dedicação aos estudos vale a pena, pois através da educação é que nós estudantes conseguimos alçar grandes voos. Minha meta é passar no ITA e com o apoio da minha família, dos meus professores, da Seduc e do governador Rafael Fonteles, pretendo chegar lá”, disse Aike.

O chefe do Executivo Estadual celebrou a conquista e destacou o impacto das políticas educacionais do estado. “O Aike é prova viva de que a revolução educacional que estamos fazendo está gerando frutos impressionantes e, agora, conquistas como essa serão lugar comum no Piauí, muitos estudantes se inspirando e vendo que é possível estudar em escola pública e alcançar qualquer sonho”, disse Rafael Fonteles.

As turmas preparatórias para os vestibulares ITA-IME oferecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), une o ensino médio de Tempo Integral, além do currículo dedicado ao aprofundamento em matemática, química e física. Estas áreas são estratégicas para carreiras de formação em inovação tecnológica, como Impatech, Fundação Getúlio Vargas e instituições internacionais.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, definiu o feito como “uma conquista histórica”, destacando que o resultado reúne mérito individual e política pública bem estruturada. Segundo ele, o programa oferece aulas com professores especializados, material exclusivo, alimentação, fardamento e uma bolsa de incentivo. Aike recebe mensalmente R$ 1.500,00 para focar integralmente na preparação.

Por ainda cursar o segundo ano do ensino médio, o estudante não pode se matricular, mas tentará novamente no próximo ano. “É só o começo. Um estudante de escola pública aprovado no IME, um dos vestibulares mais difíceis do país. Esse resultado prova que o esforço somado às oportunidades transforma realidades. E estou certo de que ele conseguirá de novo no próximo ano e muito mais”, afirmou o gestor da Seduc.