Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Governo do Piauí amplia o PPAIC com foco na qualidade da pré-escola

Estratégia amplia atuação do programa e prioriza qualidade e equidade no ensino infantil
Redação

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, firmou, nesta terça-feira (10/02), parceria com instituições do terceiro setor para a implementação da estratégia de Educação voltada à pré-escola dentro do Programa Piauiense de Educação na Idade Certa (PPAIC). A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo garantir acesso equitativo à Educação Infantil de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral das crianças nos municípios onde residem.

O PPAIC Pré-Escola será instituído pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com os municípios e a Coalizão pela Pré-Escola. A coalizão é formada pelas fundações Bracell, Itaú Social, Maria Cecilia Souto Vidigal, Van Leer, Instituto Natura e VélezReyes+, atuando como instância de apoio técnico e articulação interinstitucional para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância.

Ao destacar os avanços no acesso à Educação Infantil e os novos desafios da política educacional, o governador Rafael Fonteles ressaltou a mudança de foco para a qualidade e a equidade do ensino. “O desafio do acesso o Piauí já conseguiu superar. Hoje, 100% das crianças de 4 e 5 anos estão na pré-escola. A questão agora é garantir qualidade e equidade, assegurando que essas crianças estejam aprendendo o que precisam nessa fase. O Estado apoia os municípios com formação de professores, avaliação, estrutura e com essa coalizão, que vai nos ajudar a acelerar a melhoria dos ambientes de aprendizagem com base na experiência internacional”, afirmou.

A coordenadora do PPAIC, Isabel Fonteles, destacou os resultados já alcançados pelo estado na alfabetização das crianças. “O foco do governador Rafael é a alfabetização das crianças na idade certa. O Piauí já conquistou o selo ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e saltou da 13ª para a 10ª colocação no ranking. Estamos muito otimistas de que os resultados deste ano serão ainda mais positivos”, avaliou.

O assessor especial do Governo do Piauí, Washington Bandeira, reforçou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios e os impactos da nova estratégia. “Estamos lançando mais uma ação para apoiar os municípios no cuidado com as nossas crianças, com foco na pré-escola, dos 4 aos 5 anos. Já somos referência em acesso, com 100% das crianças matriculadas, e agora avançamos na qualidade. Esse regime de colaboração tem gerado resultados históricos, como os 77% de crianças alfabetizadas na idade certa, o maior crescimento do Brasil”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, explicou como a nova estratégia fortalece a política educacional desde as etapas iniciais. “O PPAIC Pré-Escola permite que o Estado atue desde os 4 e 5 anos, com formação de professores, assessoramento técnico, materiais pedagógicos e identificação dos marcos de desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo essas habilidades são desenvolvidas, maiores são as chances de alfabetização na idade certa. Os dados preliminares mostram um crescimento histórico de 17 pontos na alfabetização, indicando que estamos no caminho certo”, afirmou.