Alunos da UFPI constroem carro de Fórmula 1 e participam de competição nacional
A equipe é a única do estado a participar da competiçãoAlunos do curso de Engenharia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) constroem carro de Fórmula 1 e participarão da XIX Edição do Fórmula SAE nesta terça-feira (02/08), em São Paulo. A competição vai acontecer entre os dias dois e seis de agosto no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) na cidade de Piracicaba. O carro foi desenvolvido pelos próprios alunos.
O projeto teve inicio em 2018, onde a equipe, que se intitula Bull Racing Fórmula SAE-UFPI, iniciou a elaboração dos projetos referentes ao carro e somente em 2021 saiu do papel o primeiro e atual chassis do carro. Este ano, com a ajuda dos patrocinadores e professores, a equipe conseguiu finalizar a criação do carro.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

A XIX Edição do Fórmula SAE trata do desenvolvimento de carros no estilo fórmula, na qual a competição é dividida em duas etapas, estática e dinâmica, além da análise de custo e design do projeto. Cada uma das etapas somam pontos e a equipe com o maior número de pontos vence a competição.
De acordo com o orientador da equipe e estudante de engenharia mecânica da UFPI, Emerson Cavalcante, a competição traz uma nova visão para os integrantes da equipe, tanto acadêmica quanto profissional, além da experiência no campo profissional de engenharia, networking, e orientações dos próprios participantes e jurados para o aperfeiçoamento do projeto.
A Bull Racing Fórmula SAE-UFPI é a única equipe do estado a participar da competição nacional. Segundo Emerson, dessa vez as expectativas são maiores que no ano anterior.
“Ano passado somente com o projeto ficamos em 29º entre mais de 50 competidores. Esse ano, com o carro, queremos atingir uma colocação maior. Nosso projeto é bom, temos um excelente pessoal e excelentes apoiadores. Acreditamos que esse ano teremos um bom rendimento, somos a primeira equipe do Piauí e queremos colocar nosso estado no mapa, provando a todos a nossa competência” destacou.

Para custear os gastos da viagem, como a inscrição na competição, alimentação e estadia, os alunos se mobilizaram através de bingos, rifas, patrocínios e ações para arrecadar a quantia necessária. Para o transporte, a UFPI disponibilizou um ônibus para levar o grupo até a cidade do evento.
A equipe é composta por 22 alunos, além do presidente da equipe, José Vinicius Mascarenhas, e a coordenadora do projeto, a professora Simone dos Santos Hoefel.